Prefeitura de Navegantes
Prefeitura de Navegantes
 

Secretaria de Saneamento Básico

Através de Lei Complementar nº 141 de 11 de janeiro de 2012, foi criada a SECRETARIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE NAVEGANTES- SESAN e assim extinguindo o DAE - Departamento de Água e Esgoto. 

  • Secretário: Valmir César Francisco
  • Secretário-Adjunto: Célio Roberto Francisco
  • Endereço: Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 1331 - Centro
  • Telefone: 47  3342 2794
  • E-mail: sesan@navegantes.sc.gov.br

 

Economize água

A água cobre 75% da superfície da Terra, no entanto, a água salgada, presente nos mares e oceanos, representa 97% de toda a água, sobrando menos de 3% de água doce potável, sendo que 1,8% é gelo, 0,96% água subterrânea, 0,02% lagos e rios e 0,001% vapor de água. Daí a importância da preservação da água.

Cuidado com os vazamentos!

A Sesan recebe diariamente reclamações referentes aos valores cobrados a cada mês na fatura do serviço. Mas, ao contrário de um erro no cálculo de consumo, a negligência do próprio consumidor pode ser a razão do gasto excessivo. O erro pode ser devido a pequenos vazamentos de água ou ao permitir ligações clandestinas – os famosos “gatos”.


Em alguns casos, uma vistoria na distribuição de água interna da residência pode diminuir o valor da fatura em até 200%. Vazamentos ocultos são os que mais geram desperdício. Eles podem estar em encanamentos instalados na terra ou em paredes que não demonstram indícios de erro. Outros vazamentos como de torneiras e registros, caixa de água do banheiro e mangueira de jardim são outros vilões no desperdício de água.

No entanto, o maior agravante na distribuição de água em Navegantes ainda são as ligações clandestinas. Elas são mal feitas e causam perda de água potável, além de prejudicar o serviço da Sesan. No combate a esta ação negativa, o departamento perde tempo na realização dos projetos de ampliação das redes de distribuição de água. A Sesan pede a colaboração dos moradores na denúncia destas ligações indevidas para combater o desperdício de água e para que o município deixe de receber melhorias. 

 
Todos os direitos reservados para Prefeitura Municipal de Navegantes