Festas e Eventos Turísticos

Motonave

O MOTONAVE – Encontro Nacional de Motociclistas é um dos principais eventos do seguimento no estado de Santa Catarina e um dos mais conhecidos na região Sul do país. Atrai anualmente um público de mais de 50 mil pessoas, formado por Moto Clubes, apreciadores de motocicletas, simpatizantes e motociclistas vindos de diversas cidades de Santa Catarina e de outros estados brasileiros, como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas e Amazonas. O MOTONAVE faz parte do calendário oficial de eventos do município, contribuindo com o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.

Éffeta

O Éffeta é um evento da Igreja Católica, realizado, anualmente, pela Paróquia São Domingos e Nossa Senhora do Carmo. Tornou-se referência no município e na região em turismo religioso, por meio de um trabalho missionário de evangelização, voltado ao resgate da juventude. O evento conta com missa, módulos para diferentes faixas etárias (Kids; Silêncio; Jovem; Maria), shows cristãos e atrações nacionais, além de estrutura completa para alimentação. Possui um público estimado de 35 mil pessoas em cada edição. Local: Av. Pref. José Juvenal Mafra - Centro (em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Pref. Domingos Angelino Régis).

Navebrick

A Navebrik – Feira de Artesanato, Cultura e Turismo, organizada pela Associação dos Artesãos de Navegantes (Artesanave), com apoio da Fundação Cultural.
É realizada sempre no terceiro domingo de cada mês, na avenida Beira mar. É uma ótima oportunidade para os moradores e visitantes conhecerem os trabalhos dos artesãos e adquirir diversos produtos da cultura local.

Festa Nossa Senhora dos Navegantes

A procissão fluvial é realizada desde 1986, em 2 de fevereiro. Reúne dezenas de embarcações e percorre cerca de 5 km no Rio Itajaí-Açu. Espalhadas pelas margens, milhares de pessoas admiram o cortejo de barcos enfeitados com flores, balões e bandeirolas. A imagem da santa é levada a cada por uma embarcação diferente, numa verdadeira manifestação de fé.

Aniversário do Município

Realização de festividades em comemoração ao aniversário da cidade, durante ao mês de agosto, com inaugurações, apresentações culturais, apresentações
de bandas locais e shows nacionais.

Natal de Encantos

Festival Gastronômico - 01/11 a 30/11

Festival Gastronômico Sabores de Navegantes é uma iniciativa da Associação de Bares, Restaurantes e Hotéis (Abrhon) em parceria com a Secretária Municipal de Turismo. Acontece na baixa temporada, como forma de incentivar a gastronomia local.