Prefeitura de Navegantes
Prefeitura de Navegantes
 

Fundação Cultural

Promover e estimular a cultura como fator de desenvolvimento e inclusão social é o principal objetivo da Fundação Cultural de Navegantes.

Biblioteca Municipal Cruz e Sousa

Navegantes ainda era um jovem município quando em 1971, um grupo de cidadãos liderados pelo Sr. Solon Damásio da Costa juntamente com o empresário e então prefeito José Juvenal Mafra, tomaram a iniciativa de implantar uma Biblioteca Pública que foi criada pela Lei nº 109, de 28 de julho de 1971 e recebeu como patrono o poeta catarinense Cruz e Sousa.

Atualmente o acervo da Biblioteca está composto de obras literárias em prosa e verso, que estão disponíveis para empréstimo; e de obras didáticas, técnicas e científicas, destinadas à pesquisa exclusivamente na Biblioteca que esta localizada na sede da Fundação Cultural, à Rua Arnaldo Passos, nº 632, no Centro de Navegantes.

A Fundação está recriando o tradicional espaço da Biblioteca que já abriga mais de 10 mil obras, com a montagem de uma sala destinada à literatura infantil, com recurso de TV e aparelho de DVD; e outro espaço para hemeroteca e sessões de contações de história com horários a serem agendados.

Lei Municipal de Incentivo à Cultura

A partir de 2010, os produtores culturais de Navegantes passaram a contar com um mecanismo de financiamento de seus projetos. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura, aprovada em 2002, possibilita aos produtores que apresentem seus projetos, que serão avaliados e se aprovados poderão conseguir recursos com a iniciativa privada, oferecendo o desconto do valor investido no Imposto Sobre Serviços – ISS. Em 2011 está previsto um investimento de até R$ 250.000,00 em projetos culturais. Para participar o produtor cultural precisa baixar e preencher o formulário, anexar a documentação e protocolar o seu projeto na Fundação Cultural de Navegantes. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura tem o intuito de mediar a interlocução entre o empreendedor e o incentivador, aproximando produtores, artistas, investidores e público, além de incentivar os trabalhos na área cultural em Navegantes.

Clique aqui para baixar o formulário da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Decreto: Nº 793 DE 14 DE MARCO DE 2003
Lei: 1496 DISPOE SOBRE INCENTIVOS FISCAIS CULTURA
Resolução: 001-2011

 

 

 
Todos os direitos reservados para Prefeitura Municipal de Navegantes