Prefeitura de Navegantes
Prefeitura de Navegantes
 

Secretaria de Saúde

  • Secretaria Municipal da Saúde
  • Endereço: Av. Conselheiro João Gaya - Centro.
  • Telefone: (47) 3319-0378/ 3342-9800
  • Secretário: Samuel Paganelli
  • Secretária-Adjunta: Nádia Brás Bins

 

CETA – Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento

(Rua: Nereu Liberato Nunes – Centro / Telefone: (47) 3319-0382)

O CETA é mantido pelo município em parceria com o Ministério da Saúde e tem por objetivo tratar e combater a incidência e transmissão do vírus HIV e das doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), além de atender a pacientes com outras doenças infecto-contagiosas, como tuberculose e hanseníase. O CETA está localizado anexo ao Posto de Saúde Central e dispõe de sala de espera, sala para pré e pós-aconselhamento, sala de coleta, consultório médico, setor de vacinas e atendimento da Vigilância Epidemiológica. No Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento não é necessário marcar consultas, pois o agendamento é direto e sem burocracias. O paciente faz a coleta de sangue na hora e depois só volta para saber o resultado, que sai em poucos dias. Caso necessário, ele é encaminhado para um psicólogo e depois inicia o tratamento com o infectologista.

Vigilância Epidemiológica

Atua na prevenção e controle de pragas e vetores que hospedam e transmitem doenças como a dengue, leptospirose, doença de chagas e febre amarela. Em caso de infestação de vetores como o caramujo africano, percevejos, mosquitos da dengue e roedores, deve-se acionar a Vigilância Epidemiológica através do telefone 3342-9810.

Vigilância Sanitária

Telefone:  3342-9816.

Desenvolve ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários em geral. Compete a Vigilância Sanitária fiscalizar medicamentos de uso humano, alimentos, bebidas e águas envasadas, embalagens, resíduos de agrotóxico e de medicamentos veterinários, cosméticos, cigarros, perfumes e produtos de higiene pessoal e ainda, qualquer produto que envolva a possibilidade de risco à saúde.

Centro Especializado de Saúde

Endereço: Av. Conselheiro João Gaya, Centro.

Telefone: 3319-2786

 

CAPS – Centro de Atenção Psico-Social

Endereço: Rua Vereador Gildo Batista, n° 996, esquina com a Conselheiro João Gaya, Centro.
Telefone: 3342-3905. Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 07 às 19 horas.

O CAPS é um serviço de saúde que atende pacientes portadores de transtorno mental grave, incluindo os transtornos relacionados ao uso de drogas. Tem como objetivo a preservação dos laços familiares e a inserção gradual dessas pessoas no contexto da sociedade, realizando um trabalho preventivo, reduzindo assim as internações em hospitais psiquiátricos e buscando também garantir a humanização do tratamento oferecido ao portador de sofrimento mental, através de atividades diárias como: oficina terapêutica, aconselhamentos, consulta com psiquiatra, psicóloga, enfermeira e demais profissionais da área. A meta proposta pelo município, através dessas ações, é reduzir o número de internações de pacientes com transtornos psíquicos, sendo que a internação hospitalar especializada somente será solicitada quando forem esgotados todos os recursos no tratamento ambulatorial.O CAPS tem por missão promover a inclusão social dos usuários através de ações que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer. Proporcionar suporte à família no convívio diário com os pacientes e resgatar o exercício da cidadania, estimulando a reinserção social dos portadores de transtornos mentais, visando a sua independência.

Centro de Referência da Mulher e do Homem (CRMH)

Endereço: Rua Deputado Nilton Kucker, n° 545, bairro São Domingos / Telefone: 3342-1654.

Pré-natal alto risco:
Exame Preventivo:
Fisioterapia:
Ginecologista:
Mastologista:
Planejamento Familiar / Colocação de DIU:
Grupo de Gestantes: t

CEFIR – Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação

  • Endereço: Avenida Conselheiro João Gaya – s/n – 1° andar, Centro / Telefone: 3319-1625.
  • Horário de funcionamento: das 07 às 19 horas, de segunda à sexta-feira.


Os atendimentos prestados estão vinculados as seguintes áreas:

  • Ortopedia e traumatologia
  • Cárdio-Respiratória
  • Pediatria
  • Reumatologia
  • Neurologia
  • Geriatria
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Desportiva
  • Domiciliar (pacientes acamados)


CEO – Centro de Especialidades Odontológicas

Endereço: Avenida Conselheiro João Gaya – s/n – 2° andar, Centro / Telefone: 3319-0378.

São realizados no CEO/Navegantes alguns procedimentos que as Unidades Básicas de Saúde não realizam, como, endodontia (tratamento de canal), periodontia (raspagem de tártaro sub-gengival/cirurgias gengivais), cirurgia avançada e tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais. Para a realização dos atendimentos é necessária uma avaliação dos dentistas das Unidades, analisando a necessidade de tratamento especializado. Se houver, este será o responsável pelo encaminhamento de seus pacientes. Após a chegada de cada encaminhamento, o especialista realiza uma avaliação inicial, sendo que o plano de tratamento traçado é discutido com o corpo clínico de profissionais atuantes nas diferentes especialidades, ou seja, caso haja necessidade de um tratamento multidisciplinar, este já será planejado, agendado e posteriormente realizado.
A carteirinha com o dia da consulta, retorna para a Unidade de Saúde e a agente comunitária ficará responsável pela entrega da mesma ao paciente.

Fundação Hospitalar de Navegantes

Endereço: Rua Natividade Costa 641 - Centro / Telefone (47) 3342-2225

Número de Leitos: 48 unidades
Especialidades: Centro cirúrgico, atende baixa e média complexidade. Convênios com o Sistema Único de Saúde.

ESF – Estratégia Saúde da Família

Contando com 11 equipes, formada cada uma por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde, a Estratégia Saúde da Família – ESF (antigo PSF) vem sendo desenvolvida no município com grande sucesso e recebendo a aprovação de toda a população.
O ESF é desenvolvido pelo município em parceria com o Ministério da Saúde e tem por objetivo acompanhar as famílias dentro de suas próprias residências, informando, diagnosticando, tratando e prevenindo doenças. Graças a esse trabalho, está sendo possível diminuir as filas nos postos de saúde, agilizar consultas e exames, alcançar índices acima da meta, durante as campanhas de vacinação de nossas crianças e idosos.As equipes do ESF estão distribuídas por todo o município, divididas por regiões e qualquer dúvida, reclamação ou sugestão é só procurar a Unidade de Saúde mais próxima de seu bairro. Aproveite esse benefício de ter uma equipe médica indo até sua casa e cuidando de você e de sua família.

ESF Odonto

O programa é um complemento do ESF e tem por objetivo cuidar da saúde bucal da população. O dentista e a sua assistente realizam visitas domiciliares em um dia específico da semana e nos outros dias realizam o atendimento da comunidade no consultório odontológico, instalado no Posto de Saúde de cada bairro.Um dos principais objetivos do ESF Odonto é despertar nas crianças e adultos a importância da higiene bucal e conscientizar que a prevenção ainda é o melhor remédio para se combater a cárie, ter um sorriso bonito e dentes saudáveis.

TFD – Tratamento Fora do Domicílio

São todas as especialidades clínicas (exames de alto custo, cirurgias e tratamentos com especialistas) que não estão disponíveis na Rede Municipal de Saúde. Nas especialidades de Pediatria, Exames de Contraste (Urografia), Oncologia (Câncer), Oftalmologia (Olhos) e Fonoaudiologia (Fala e Audição) o tratamento é realizado no Estado, nas cidades de Itajaí, Blumenau, Joinville e Florianópolis.Outros procedimentos como transplantes de medula óssea são realizados em Curitiba/PR e transplantes de rim em São Paulo. Para receber o tratamento fora do domicílio, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro, para que o médico faça os encaminhamentos necessários. Só para se ter uma idéia desse trabalho, todos os dias o micro-ônibus da Saúde leva 15 passageiros para tratamento em Florianópolis e outro veículo faz o transporte de pacientes para Joinville e Curitiba. Diariamente também são encaminhados pacientes para a cidade de Blumenau, onde são realizados tratamentos de radioterapia. Já as segundas, quartas e sextas-feiras os veículos da Secretaria da Saúde passam nas residências e levam os pacientes para Itajaí, na Clínica Pró Rim, onde são realizadas as hemodiálises. Os veículos da Secretaria da Saúde atendem ainda a Fundação Hospitalar, transportando pacientes dos Postos de Saúde para o Hospital e encaminhando pacientes para outros da região.

Utilidades:

Quando procurar o Posto de Saúde?

O paciente deve procurar as Unidades de Saúde ou Postos de Saúde nas situações que requerem consultas médicas simples, acompanhamento de patologias como diabetes, hipertensão arterial, consultas de retorno e agendamento de exames. Os casos mais graves e que necessitam de internação, o médico do Posto de Saúde fará a solicitação ou recomendação de encaminhamento para o Pronto Socorro do Hospital.

Quando procurar o Hospital?

Procure o Hospital nos casos de urgência, emergência médica e em situações que envolvem risco eminente de morte ao paciente. Jamais utilize o Serviço de Saúde do Município com fins exclusivos de conseguir um atestado de saúde, essa prática atrasa o atendimento e põe em risco a vida de quem não pode esperar.
 

 
Todos os direitos reservados para Prefeitura Municipal de Navegantes