CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É considerado a porta de entrada para o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social aos serviços públicos e, à garantia de direitos. Tem como responsabilidade realizar a acolhida, os atendimentos psicossociais, acompanhamentos, encaminhamentos e referenciamentos para a inclusão dos usuários e de suas famílias nos programas de transferência de renda ou em outros serviços ofertados. 

Serviço de Proteção Integral à Família – PAIF: é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Neste serviço, as ações se desenvolvem diretamente com as famílias através de: acolhida, encaminhamentos, visitas domiciliares, oficinas, ações comunitárias, ações particularizadas, palestras.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): é o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. As ações organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. 

CRAS 1 - Centro de Referência de Assistência Social do Bairro São Paulo
Endereço: Rua Arlindo Leal Neves, s/n, bairro São Paulo.
Telefone: (47) 3185-2011 / 99153-8097 (WhatsApp)
E-mail:  cras1@navegantes.sc.gov.br
Horário de funcionamento: Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Bairros que atendem: São Paulo, Pedreiras, São Domingos I e São Domingos II.

CRAS 2 - Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Nossa Senhora das Graças
Endereço: Rua Vereador José Flavio Soares, S/N°, bairro Nossa Senhora das Graças.
Telefone: (47) 3349-2851
E-mail: cras2@navegantes.sc.gov.br
Horário de Atendimento: Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Bairros que atendem: Nossa Senhora das Graças, Porto das Balsas, Machados, Volta Grande, Escalvados, Porto Escalvados, Hugo de Almeida, Escalvadinhos, Areias, Escalvandia.

CRAS 3 - Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Meia Praia
Endereço: Rua Félix Malburg s/n (atrás da UBS da Meia Praia), bairro Meia Praia
Telefone: (47) 3185-2025
E-mail: cras3@navegantes.sc.gov.br
Horário de Atendimento: Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Bairros que atendem: São Pedro, Centro, Meia Praia, Gravatá

Ir para página inicial

Aguarde