Palestras sobre Educação Pública marcam lançamento do Colegiado de Gestão em Educação

26/04/2016 - 17:11h

Aconteceu na noite de segunda-feira (25), no Centreventos de Itajaí, o Lançamento Oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – o CoGEMFRI. A mesa de abertura contou com a presença do anfitrião Roberto Carlos de Souza, presidente da AMFRI e prefeito do município de Navegantes; da Secretária Adjunta de Estado da Educação, Elza Marina da Silva Moretto, representando o Governador Raimundo Colombo; do Deputado Estadual, Dr. Vicente Caropreso, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina; do Secretário Municipal de Educação de Itajaí, Edson D’Avilla, representando o prefeito de Itajaí Jandir Bellini; do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina), Glauco José Côrte; e do vice-presidente do Grupo Positivo, Lucas Guimarães. O evento contou ainda com a presença dos demais prefeitos, secretários municipais, professores, diretores e envolvidos com a educação pública na região.

Para o presidente da AMFRI, prefeito Roberto Carlos de Souza, o evento foi muito importante para a educação nos municípios, para todos aqueles que estão envolvidos no processo educativo, para os profissionais da educação e para aqueles que são a razão do trabalho educativo, que são os alunos. “Queremos sensibilizar toda a sociedade, fazer com que seja vista na educação a mola mestre para mudarmos o Brasil e fazer com que todos possam despertar a esse tema tão importante para todos nós”.

Cláudio de Moura Castro

Devido à nomeação em Brasília para compor a comissão de impeachment, o senador Cristovam Buarque, que faria a primeira palestra, não pode comparecer, no entanto, o economista e especialista em educação no Brasil, Cláudio de Moura Castro, colunista da Revista Veja, falou sobre o tema "Educação do século XXI com aula do século XIX?”. 

Para ele, a escola tem a cara do diretor. “Escola boa tem diretor bom, escola ruim tem diretor ruim. Conversar com o diretor, trocar ideias, transmitir a ele o que está dando certo em outros lugares, o que não está dando certo, tende a ser útil”, pontuou, afirmando, ainda, que “Escola boa e escola ruim têm uma definição muito simples: escola boa, o aluno aprende e é feliz. Escola ruim, o aluno não aprende e não é feliz”, definiu.

Assinaturas de Parceria e de Cooperação

Logo após, .Glauco José Côrte, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, palestrou sobre o tema “Educação: O Novo Nome do Desenvolvimento”. 

E para finalizar o evento de Lançamento do Colegiado de Gestão em Educação, foram realizadas as assinaturas do Termo de Parceria entre o CoGEMFRI e o Instituto Positivo e do Acordo de Cooperação Intermunicipal dos municípios da região da AMFRI.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde