Parto humanizado é tema de Encontro em Navegantes

01/07/2016 - 14:30h

Foi realizado neste mês de junho, nas dependências da Unidade de Saúde de Machados, o Iº Encontro para o Nascer Saudável, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes, através da Coordenação da Atenção Básica em parceria com a Univali e Centro de Belas Artes e Ecoformação Da Vinci. O evento teve como público-alvo, os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e da Maternidade do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

O tema desta Formação em Educação e Saúde foi o “Parto Humanizado” sob uma visão antropológica multidimensional e ecoformativa. Foi trabalhado através de oficinas de cromoecografia com a participação das gestantes das Unidades de Machados, São Pedro e São Domingos 2, palestras e debates que foram conduzidos por professores da Univali .

De acordo com o secretário de Saúde, Arilson Moraes, o tema é extremamente pertinente numa realidade onde cada vez mais se fala na humanização da assistência, principalmente na área da saúde. “Que bom que nossos profissionais estiveram reunidos para discutir o assunto e traçar alternativas para a mudança”, pontuou o secretário.

Durante o dia, professores da Univali desenvolveram atividades que envolveram a todos de forma muito significativa, propiciando condições para reflexão sobre as práticas e rotinas institucionais adotadas, trabalhando os temas: “O Cuidado Integral no Parto Humanizado” e “O Parto Humanizado: desafios e possibilidades para o nascer saudável”, além da realização de Oficina de Arteterapia e Oficina de Cromoecografia Ecológica, sendo que houve um grande envolvimento de todos os presentes, com a ajuda muito importante das gestantes que foram até o local.

Conforme a Enfermeira Marlova Cescon Haeffner, coordenadora da Atenção Básica da SMS de Navegantes, a “humanização”, principalmente da assistência ao parto, implica não somente em mudanças estruturais, mas principalmente em relação às práticas, ou seja, à atuação dos profissionais e também em relação à autonomia da mulher durante o processo do gestar e do nascer.

Ela enfatiza que o principal desafio deste grupo é desenvolver um serviço que devolva às mulheres, na vivência de um momento extremamente importante, que é o parto, a possibilidade de atuar como protagonista, fazendo com que o parir, seja uma experiência que alcance suas expectativas. “Ao se tratar de humanização, o que se quer é respeitar a individualidade de cada mulher, valorizando-a como sujeito e permitindo a adequação da assistência ás crenças, valores e diversidades de opiniões”, finaliza a enfermeira.