Navegantes convoca população para a Campanha Nacional de Multivacinação

19/09/2016 - 15:00h

Começou nesta segunda-feira (19) e segue até 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação e Atualização das Cadernetas de Vacinação das Crianças e Adolescentes. O dia 24 de setembro (sábado) é o Dia D da mobilização nacional e a finalidade da multivacinação é atualizar a carteirinha de vacina das crianças menores de 5 anos de idade (0 ate 4 anos 11 meses e 29 dias) e também das crianças de 9  anos e adolescentes de 10 até menores de 15 (quinze) anos ( 14 anos 11 meses e 29 dias), resgatando a população não vacinada ou com esquema de vacinação incompleto, tanto na infância como na adolescência.

Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisem completar os esquemas de imunização, as vacinas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.

Também haverá aplicação da segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose.

Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.

É muito importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos até a unidade de saúde com sala de vacina mais próxima de sua casa, para verificar se a carteirinha está em dia. Segundo Ministério de Saúde, este grupo de adolescentes apresenta muita resistência a se vacinar e muitos pais pensam que não há necessidade de nenhuma vacina nessa faixa etária.

 

Horários da vacinação em Navegantes

As salas de vacinas no município funcionam das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. No sábado, dia 24 de setembro, as unidades de saúde com sala de vacina irão funcionar das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Vale ressaltar, que a carteirinha de vacina é um documento pessoal e deve sempre acompanhar a criança e o adolescente em todos os momentos. Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.

 

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Assessora de imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde