Inscrições abertas para as Oficinas do 1° Seminário de Violão de Navegantes

27/04/2017 - 12:54h

Estão abertas as inscrições para as Oficinas do 1° Seminário de Violão de Navegantes, que será realizado nos dia 12 e 13 de maio. As Oficinas serão gratuitas e as vagas limitadas. Para se inscrever é necessário encaminhar o nome completo, telefone e as Oficinas que deseja cursar para o e-mail:                seminariodeviolaodenavegantes@gmail.com

Além das Oficinas, também fazem parte da programação Concertos gratuitos no Auditório do Centro Integrado de Cultura, da Fundação Cultural de Navegantes. O 1° Seminário de Violão de Navegantes tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Navegantes e Fundação Cultural de Navegantes, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Programação Oficinas:

Data: 12/05 (sexta)

- 13h30 às 16h30 - “Tambores da Esperança” Chico Preto - (25 vagas)

- 13h30 às 16h30 - “Violeiros do Amanhã” Maycow Santos - (25 vagas)

- 17h - Chico Preto e Micael Graciki (Apresentação no término da Oficina)

Local: CEU de Nossa Senhora das Graças

Data: 13/05 (sábado)

- 09h às 12h - "Oficina de Violão Brasileiro" - Alessandro Penezzi (25 vagas)

- 14h às 17h "O ensino do Violão"- Ricardo Pauletti  (25 vagas)

Local: Fundação Cultural de Navegantes

Os alunos receberão o certificado no término de cada Oficina.

Concertos:

Local: Auditório do Centro Integrado de Cultura, da Fundação Cultural de Navegantes.

Programação: Dia: 12/05 (sexta) às 20h

- Camerata de Violões de Itajaí

- Ricardo Pauletti

Dia: 13/05 (sábado) às 20h

- Alessandro Penezzi

Entrada Gratuita

Sinopse Oficinas:

Título: “Violeiros do Amanhã

Professor: Maykow Santos

Descrição:  A oficina é destinada a alunos iniciantes e irá abordar o universo sonoro do violão, além de técnicas do instrumento, acordes e melodias. Serão abordadas técnicas de toques no instrumento para acompanhamento harmônico de canções, assim como melodias e harmonias de canções infantis.

Público alvo: Jovens de 10 a 16 anos.

Objetivos: Apresentar aos adolescentes interessados em aprender música, as diversas possibilidades timbrícas e sonoras do violão como instrumento percussivo, melódico e harmônico.

Requisitos: Interesse em conhecer e/ou aprender o instrumento.

Local: CEU de Nossa Senhora das Graças

Título: “Tambores da Esperança”

Professor: Chico Preto

Descrição:  Oficina de iniciação musical através de instrumentos de percussão, que irá aproveitar as vivências pessoais de cada um na construção e estímulo de elementos musicais, principalmente o ritmo.

Público alvo: Crianças a partir de 10 anos, adolescentes e demais interessados em aprender música.

Objetivos: Contribuir para a formação da cidadania por intermédio da música .

Requisitos: Interesse em conhecer e/ou aprender a tocar instrumentos de percussão.

Local: CEU de Nossa Senhora das Graças

Título: “O ensino do violão”

Professor: Ricardo Pauletti

Descrição:  Estratégias para o ensino do violão em ambientes formais ou não formais e para todos os níveis de alunos, desde iniciantes até avançados.

Público alvo: Professores de violão, professores de música e músicos interessados em se tornarem professores.

Objetivos: Apresentar estratégias de ensino que possam ao mesmo tempo desenvolver uma boa técnica e motivar o aluno a estudar, em qualquer ambiente de ensino e com qualquer nível de aprendizado.

Requisitos: Tocar algum instrumento – preferencialmente violão.

Local: Fundação Cultural de Navegantes

Título: Violão Brasileiro

Professor: Alessandro Penezzi

Descrição: Serão abordados temas variados sobre o Violão Brasileiro tais como técnicas, levadas e arranjos, além de noções sobre Harmonia, Contrapontos e Improvisação no Choro.

Público Alvo: estudantes e profissionais do violão.

Objetivos: Desenvolver o aprimoramento na execução do instrumento pelo estudo de elementos básicos da música aplicados ao violão.

Requisitos: Familiaridade mínima com o instrumento, além do conhecimento de acordes cifrados.

Local: Fundação Cultural de Navegantes