Reunião do Plano Mestre do Complexo Portuário de Itajaí é realizada em Navegantes

25/05/2017 - 15:00h

A Secretaria Nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil está realizando novo ciclo de atualização do Plano Mestre do Complexo Portuário de Itajaí. Na manhã dessa quinta-feira (25), aconteceu uma reunião técnica no Auditório da Prefeitura de Navegantes, com a participação de representantes do Governo Federal, Porto de Itajaí e representando o município de Navegantes as Secretarias de Planejamento Urbano, Governo, Obras, Agricultura e Fundação do Meio Ambiente. A reunião foi conduzida pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Lab-Trans/UFSC).

Os assuntos em pauta foram a verificação da existência de estudos de tráfego, identificando a disponibilidade de dados de contagem de tráfego para solicitação dos mesmos; discussão de eventuais projetos e obras para melhoria da infraestrutura viária no entorno do porto; confirmação da nomenclatura de avenidas e ruas na rota do porto; verificação da existência de legislação que restrinja o tráfego de veículos pesados.

Além disso, foi falado sobre as perspectivas em relação ao crescimento da movimentação portuária no Complexo Portuário de Itajaí; perspectivas de novos projetos de investimentos no município e região que possam impulsionar a movimentação das cargas portuárias.

Também foi colocado em discussão o ordenamento urbano, expansão e novos empreendimentos portuários, eventuais projetos de melhorias da infraestrutura do município de Navegantes que beneficiem as instalações portuárias e/ou que visem a relação harmônica entre porto e cidade, entre outros assuntos.

*<ais informações com o Secretário de Planejamento Urbano, Carlos Alberto de Souza, 3342-9550.

Texto: Louise Benassi