Palestra sobre Zoonose e Feira de Adoção canina acontecem em Navegantes

27/06/2017 - 12:13h

Uma palestra de conscientização sobre a Zoonose e a doença canina viral cinomose, acontece no dia 30(06) – sexta-feira às 14h no auditório da prefeitura para os protetores dos animais e a comunidade. Já a primeira festa "CãoNina do DABA" será uma feira de adoção com a temática de festa junina que acontece neste Sábado 01(07).

Um arraiá canino está sendo promovido pelo Departamento de Assistência e Bem Estar Animal (DABA) neste Sábado, 01 de julho, a partir das 9h30 min. O tema da festa de São João é para atrair participantes para mais uma edição da feira de adoção canina. O evento conta com o apoio da ONG Pró Bichos e voluntários independentes.

“São animais vacinados e castrados que sofreram maus tratos nas ruas e foram recuperados e estão esperando por um lar em que os donos possam oferecer o que nunca tiveram: cuidado, carinho e proteção”, explica o coordenador do DABA, Paulo Crispim.

O coordenador Paulo relata várias histórias exitosas de adoção. Um exemplo é a Branca que estava muito machucada quando foi resgatada, atropelada ficou tetraplégica e ganhou uma cadeira, permaneceu no DABA por dois meses e foi adotada. “Hoje - Branca mora com seus donos em Blumenau. Ela ficou rica, usa brincos   e as unhas estão sempre esmaltadas. A nossa meta é superar a feira passada que foi bastante positiva e conseguir que todos os animais sejam adotados e bem cuidados,” enfatiza o coordenador.

Os animais que estarão para adoção foram castrados, vacinados e receberam alta médica do Departamento e devem dar lugar aos outros animais que necessitam de tratamento.  Há 20 dias foi resgatado um labrador idoso, o nome dele é Marley, cego dos dois olhos, um animal lindo que está para adoção.

O coordenador do DABA, Paulo Crispim explica que conforme a política de controle de Zoonoses, os animais que não forem adotados deverão ser reinseridos no local que foram resgatados. “Por isso, queremos sensibilizar os moradores de Navegantes ou de outras cidades que gostam de animais para adotar um animalzinho de estimação, afinal temos de dar continuidade ao programa de prevenção de zoonoses: castração, vacinação e atendimento de animais de rua em estado grave de saúde. Também pedimos a participação dos protetores dos animais e comunidade na palestra dessa sexta-feira sobre Zoonose e Cinomose – doença transmitida por um vírus altamente contagioso, precisamos conscientizar as pessoas sobre este tema,” finaliza.

Eventos:

Palestra de conscientização sobre a Zoonose e a doença canina viral Cinomose.

Data: 30/06 – Sexta-feira

Local: no auditório da prefeitura.

Feira de Adoção Canina

Data: 01/07/2017 - Sábado

Horário: 9h30min às 16h

Local: Departamento de Assistência e Bem Estar Animal – End: Av. Prefeito José Juvenal Mafra, 916.

Mais informações com Paulo Crispim no telefone 3342 -4964.

Texto: Vânia Voltolini - SC 01057JP

Secretária de Comunicação Social: MAria Flor