Educação realiza Encontro para discutir a Prova Brasil

27/06/2017 - 13:47h

A Secretaria de Educação de Navegantes realiza nesta terça-feira (27), um Encontro com os especialistas da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de conversar com os educadores sobre a Prova Brasil, que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

Conforme o coordenador pedagógico, professor Sérgio Soares, a Prova Brasil tem o intuito de avaliar os resultados obtidos para promover um diagnóstico da situação do ensino no país, já que os dados coletados na prova são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Durante o Encontro, os educadores receberam dicas e orientações de como trabalhar a Prova, bem como simulados para aplicar aos alunos.

Nos testes aplicados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

A secretária de Educação, professora Regina Célia Correia, explica que na última avaliação do IDEB, em 2015, o objetivo foi atingido. Na avaliação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a meta prevista era 5,2 e o Navegantes conquistou 6,2. Já no Ensino Fundamental Anos Finais, a meta era 4,7 e o município tirou 4,9.  Ela ressalta que o foco este ano, mesmo estando na média, é tentar melhorar ainda mais essa pontuação.

 

O que é o IDEB

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

 

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

Download das fotos em alta resolução

Aguarde