CETA aberto no sábado para teste rápido de hepatite e orientação

25/07/2017 - 12:33h

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Navegantes, os médicos e enfermeiros estão participando de uma capacitação sobre o tema na sede da Cruz Vermelha, com o médico infectologista Dr. Pablo Sebastian Velho.

O dia também será lembrado com uma ação no dia 29, sábado, onde o CETA – Centro de Testagem e Aconselhamento estará aberto, das 09h às 16h, para a realização de teste rápido para detecção dos tipos B e C da doença, além de orientação. Conforme a coordenadora do CETA, Rosane do Nascimento, é importante que as pessoas se previnam. “O primeiro passo é a realização do teste rápido - que é necessária apenas uma gota de sangue - depois é realizado o exame de carga viral e caso confirmada a doença, inicia-se o tratamento no CETA”, explicou.    

A celebração da data tem como objetivo atrair atenção para esta doença que é silenciosa. Dados mostram que uma em cada doze pessoas no mundo tem o vírus da hepatite e não sabe. O lado positivo é que os pacientes do SUS têm acesso universal ao tratamento e prevenção das hepatites. Todas as unidades Básicas de Saúde de Navegantes dispõem de testes rápidos.

Hepatites B e C

As hepatites B e C são doenças causadas por vírus que atacam o fígado da pessoa. Os vírus da Hepatite B são transmitidos por meio de relações sexuais, transfusões com sangue contaminado e de mãe para filho através da placenta. Os sintomas da hepatite B incluem icterícia, febre, dores de cabeça, náuseas, vômitos e dores musculares. A doença pode se tornar crônica em cerca de 10% das pessoas infectadas e provocar cirrose e câncer de fígado. Já os vírus da Hepatite C são transmitidos como os vírus da hepatite B. A doença geralmente é assintomática, mas alguns indivíduos podem desenvolver icterícia e ser acometidos por dores de cabeça e de garganta, vômitos e fadiga. O maior perigo é a doença evoluir para cirrose hepática, além do risco de câncer de fígado. 

 

 

Texto: - Louise Benassi -  SC 002880/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

Download das fotos em alta resolução

Aguarde