Encontro discute dragagem e atendimento aos pescadores do bairro São Pedro

31/07/2017 - 13:07h

A dragagem de uma área conhecida como “Bacia do Zé Paulo” e a busca por alternativas para atender os pescadores do bairro São Pedro, que terão que remover suas embarcações fundeadas das áreas das obras da nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí, foi tema de um encontro que contou com a participação do prefeito em exercício de Navegantes Donizete José da Silva, do superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles e do secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

A comitiva, que contou também com a presença de técnicos do município, do Porto de Itajaí e do Governo do Estado, percorreu o bairro São Pedro (Pontal) e conversou com a comunidade. Os pescadores foram ouvidos e apontaram possíveis soluções para o impasse.

Conforme o secretário Murilo Flores, o Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, está atento a esta situação que envolve as obras e também os pescadores. “O Governo do Estado está fazendo esta obra muito importante para Itajaí, Navegantes e região. A Bacia de Evolução é uma obra de grande porte e por isso causa impacto e um destes está voltado à comunidade dos pescadores, ao qual precisamos encontrar uma solução imediata”, afirmou o secretário.

Já o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Marcelo Salles destacou que as obras e suas devidas intervenções estão sendo acompanhadas diariamente pelo Porto e também há um compromisso de compatibilização com as atividades pertinentes do setor da pesca. “Nesse momento estamos em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Navegantes tentando achar uma melhor forma de acomodar todos os interesses de uma forma que fique bom para todos”, lembrou o superintendente.

O prefeito em exercício Donizete José da Silva enfatizou a importância da obra, mas destacou também sua preocupação com o bairro e os pescadores locais. “A Bacia de Evolução é uma importante obra para ambos os municípios e nós estamos buscando uma qualidade de vida também melhor para os nossos pescadores artesanais. Como temos áreas muito degradadas em Navegantes, estamos solicitando junto ao Governo do Estado, com o apoio do Porto de Itajaí, serviços de dragagem nessas áreas próximo as suas atividades pesqueiras”, destacou o prefeito.

Sobre a Bacia de Evolução

Com previsão para ser concluída em abril de 2018, seus investimentos estão orçados na ordem de R$ 105 milhões pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) e futuramente o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 51 metros de boca (largura). Para o giro de manobra dos navios, sua capacidade é de 530 metros de diâmetro e profundidade de 13 metros e depois de realocado o molhe norte, o canal da barra ficará com a largura de 170 metros.