NavegantesPrev é destaque com recorde em rentabilidade

16/08/2017 - 17:20h

Desde a fundação do instituto em 2012, o NAVEGANTESPREV registrou uma das maiores rentabilidades até agora. Foram mais de 2 milhões e 600 mil de lucro alcançados no mês de julho, além de obter um patrimônio de mais de R$ 100 milhões.

Responsável pelo regime próprio de previdência do município de Navegantes, o Instituto vem realizando uma gestão transparente, como explica o presidente Jan Ullrich: “Alcançamos estes números, com uma política de investimentos consolidada e responsável, sempre buscando o melhor para o nosso servidor.”

A rentabilidade recorde, foi obtida por meio de análise do mercado financeiro, buscando os fundos de investimento mais rentáveis. Atualmente o instituto aplica seus recursos em fundos de renda fixa, imobiliários,  multimercado e renda variável.

No ano, o instituto teve até o momento de receita, aproximadamente R$ 20 milhões. Destes, R$ 12 milhões vieram de contribuições previdenciárias e R$ 7,6 milhões foram rentabilizados no mercado financeiro. A meta atuarial do instituto é o IPCA + 6%. O acumulado do ano está em 4,93% o instituto já atingiu 8,82%, superando em 79% a meta do período.

De acordo com a Assessora Financeira Alessandra Hoehn, o valor recorde de patrimônio, só foi possível pela assiduidade dos repasses do poder municipal: “Estes números só foram alcançados pela obtenção do montante dos repasses constantes e em dia feitos pela prefeitura municipal (contribuições previdenciárias), associadas com a rentabilidade alcançada no mercado financeiro ao longo destes cinco anos. o que fizeram com que o instituto alcançasse, a cifra de R$ 100 milhões em patrimônio, demonstrando que existe uma responsabilidade na administração de recursos, gerando bons resultados”.

A boa gestão rendeu prêmios. O instituto foi laureado com o prêmio “Boas Práticas 2016” oferecido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios. A conquista veio na primeira participação do instituto,  premiado pelas boas práticas de gestão e por meio de ações que garantiram a confiabilidade junto aos servidores, segurados e sociedade.

Em 2016 Alessandra Hoehn recebeu o Troféu Bechmark, na categoria “Melhor visão estratégia em RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social)”, promovida pela revista Investidor Institucional. Atualmente o instituto conta com desembolso mensal e aposentadoria e pensões de R$ 650 mil.

De acordo  com Jan Ulrich, com pouco mais de cinco anos de funcionamento, o Instituto se consolida no cenário de Regime Próprio como um dos mais eficientes em Gestão, que conta com uma equipe muito focada e de alto nível técnico. “Atingimos neste ano um valor expressivo de patrimônio, aliado com uma excelente rentabilidade sobre a carteira de investimentos, e uma redução do déficit atuarial na ordem de 37% que em números representam R$ 14 milhões e 800 mil reais," explica Jan.

Texto: Fernando Rhenius