Médico da UBS Central alerta sobre o uso prolongado de ansiolíticos

21/08/2017 - 13:47h

A pouco tempo foi reconhecido, mas o uso generalizado de medicação controlada é um problema de saúde pública. Preocupado com a prescrição excessiva e o uso prolongado e injustificado dessas medicações, o médico da UBS Central, Dr. Oscar Misael Ayala Pizana ministra palestras sobre o tema. “As palestras alertam os pacientes sobre os efeitos secundários do uso prolongado das benzodiazepinas. A proposta desse trabalho é informar, esclarecer, orientar e conscientizar os pacientes sobre o perigo do consumo habitual e da dependência física e psicológica desses medicamentos,” enfatiza.

O número de pacientes dependentes das benzodiazepinas é significativo e a quantidade de prescrições é alarmante. O stress e a vida moderna são os principais motivos relatados pelos pacientes nos consultórios. Durante a palestra, o médico explica detalhadamente que os ansiolíticos são mais eficazes na fase aguda dos distúrbios da ansiedade e que na sequência, o tratamento pode ser realizado em associação com psicoterapia e outras técnicas comportamentais. E ao obter melhora durante o tratamento, a proposta é de diminuição e retirada da medicação, apostando em outros tratamentos para o controle da ansiedade. “O paciente precisa saber que são medicações viciantes e que o abuso delas podem comprometer a memória e a concentração, prejudicando a capacidade de organizar a vida diária,” explica o médico.

A equipe da UBS no Central está envolvida com o projeto. Os grupos são divididos com oito pacientes e após a palestra, o médico atende individualmente para a prescrição de receita, orientação e encaminhamento para psicólogo e também para participar do grupo de apoio.

A paciente Sandra Marinho conta que está usando ansiolíticos a pouco tempo e ao assistir a palestra vai pedir orientação ao médico para deixar de tomar a medicação. “Fiquei feliz em saber que os profissionais estão preocupados com a nossa saúde a longo prazo. Esse alerta foi muito importante, pois não quero ter amnésia e ficar dependente dessas drogas”, diz.

Já a paciente Ladir Buzello diz que a preocupação do médico ao orientá-la em participar dos grupo de apoio fez toda a diferença. “Eu entrei por essa porta chorando e agora saio sorrindo, e estou me libertando dos analgésicos e ansiolíticos”, comemora a paciente.

As palestras serão ministradas pelo médico nos grupos de idosos e também em outras Unidades Básicas de Saúde.

Atendimento à imprensa: Dr. Oscar Misael Ayala Pizana- 997455607

 

Texto: Vânia Voltolini SC01057JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

 

 

 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde