SEBRAE e Prefeitura de Navegantes firmam parceria para fomentar o turismo

05/09/2017 - 17:23h

Realizar um diagnóstico que permitirá a futura tomada de decisões, visando o fomento da atividade turística em Navegantes, foi o objetivo de um convênio firmado entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC) e a prefeitura local. O evento de lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira, 4 de setembro, reunindo lideranças políticas, empresariais e da sociedade, representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Navegantes e, também, da Associação de Bares, Restaurantes e Hotéis de Navegantes (Abrhon).

A parceria entre o município do litoral e o SEBRAE visa elaborar, após um período de aproximadamente seis meses de pesquisa, o Plano Municipal de Turismo, o Plano de Marketing e o Manual de Identidade Visual da cidade. A consolidação e a aplicação do documento que será formatado deve ser viabilizada através de projeto de lei, que será enviado para a Câmara de Municipal de Vereadores. A iniciativa visa garantir a efetivação dos planos durante as próximas gestões executivas.

“É uma demonstração clara de que o município está levando como prioridade o desenvolvimento do turismo, visando o desenvolvimento econômico de uma maneira geral. Através destes planos, daremos um direcionamento bem claro nas ações que a cidade deve investir, no setor que é uma das suas verdadeiras opções”, ressalta o gestor de projetos do SEBRAE/SC Celso Pirmann.

Presente no evento, Luciano Segura, superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, ressalta que a parceria entre o SEBRAE e a Prefeitura de Navegantes vai possibilitar a definição de estratégias e a exploração de potencialidades turísticas como esportes aquáticos, ecoturismo, aventuras, turismo religioso, entre outros. “Eu entendo que a região é bastante rica. A ideia é que esse plano integre entes privados e públicos. Quanto mais fomento, mais o aeroporto estará movimentado. Um exemplo é em outubro. Nós temos 64 vôos extras pra região. São praticamente seis mil turistas que chegam na cidade para as festas, mas não ficam aqui. A intenção é fazê-los notar de que existem atrativos bem ao lado”, enfatiza.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Carlos Sérgio de Souza, a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Navegantes e o SEBRAE/SC foi impulsionada pela expertise da entidade no fomento da importante área econômica, além do incentivo ao protagonismo dos micro e pequenos negócios. “Vem trazer uma coisa que estava faltando. Hoje, somos uma cidade turística que, infelizmente, se desenvolveu sem planejamento. E esse planejamento vai fazer com que a gente avance cada vez mais em um turismo sustentável. Vamos fazer um pacote bacana para que Navegantes se desenvolva. O potencial já existe, só temos fazer com que deslanche no cenário nacional”, conclui.

As pesquisas devem iniciar no início do mês de outubro, com diversas metodologias. Entre elas, análise SWOT, definição de público-alvo, definição do posicionamento mercadológico, definição de estratégias, realização de um seminário para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), análise dos aspectos socioambientais na área turística, entre outras.

Texto: assessoria.midiapress@gmail.com