Grupo de Convivência Amizade da Unidade Básica do Central recebe novos pacientes

13/09/2017 - 13:57h

Socializar, apoiar, motivar, orientar e acompanhar o progresso dos pacientes são os principais objetivos do Grupo de Convivência Amizade da Unidade Básica de Saúde do Central. Os encontros acontecem quinzenalmente numa parceria do ESF – Estratégia de Saúde da Família com o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. A agente de Saúde da Família, Heloíse Helena Kehl, conta que a criação deste grupo foi em maio. “Estamos recebendo vários pacientes que são encaminhados pelos médicos para participarem do nosso grupo de convivência e socialização. Uma oportunidade de ajudá-los a enfrentar e superar os problemas de saúde,” enfatiza.

Os pacientes que participam dos novos projetos desenvolvidos na Unidade Central que é o combate ao abuso de ansiolíticos e o “Perder para Ganhar” (perder peso para ganhar saúde) começam a ser encaminhados para o grupo de convivência para que possam ser acompanhados e orientados. A paciente Dulce Rodrigues Santos participava do grupo Dor Crônica e agora participa quinzenalmente deste novo grupo. “Gosto muito de participar desses encontros, uma forma de sair da minha rotina. Aqui é um ambiente saudável e de muita amizade em que dividimos as nossa dores, além de produzir, socializar e ajudar o próximo, recebemos orientação, carinho e cuidados dos profissionais”, afirma.

A cada encontro o grupo recebe a orientação de um profissional da saúde. Neste encontro a fisioterapeuta Daniela Censi Martini acompanhou e orientou as participantes. “Estamos produzindo uma máscara para dormir, aqui, promovemos roda de conversas, técnicas de relaxamento, exercícios, dinâmicas e oficinas. O grupo é aberto para todos os pacientes do Central – a socialização e o autocuidado permitem recuperar a autoestima e consequentemente uma melhora significativa em qualidade de vida”, finaliza.

 

Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP

 

 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde