Reestruturação do GRAC é tema de encontro em Navegantes

26/09/2017 - 19:34h

Uma reunião na tarde desta terça-feira (26), em Navegantes, tratou da reestruturação, a nível de município, do Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC). O evento contou com a participação de representantes do Estado e também voluntários, bem como membros do poder público, entidades de classe e empresários.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Evandro Argenton, o GRAC é um grupo misto, formado por todos os segmentos da sociedade, com o objetivo de trabalhar juntos em prol das pessoas em risco em situações catastróficas. “Queremos reestruturar o GRAC de Navegantes criando assim, uma força tarefa com capacidade de resposta a uma grande catástrofe, caso aconteça em nossa cidade ou região”.

O coordenador informa, ainda, que fazem parte do Grupo de Respostas e Ações Coordenadas a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras e Subprefeituras, Secretaria da Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretária de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Coordenadoria de Trânsito, Procuradoria Geral, Secretaria de Saneamento Básico e Gabinete do Prefeito. Do Estado participam os Bombeiros Militares, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Celesc. A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos representa a esfera Federal. A Sociedade Civil também integra o grupo, com representantes do CDL, Associação Comercial (ACIN), Portonave, Infraero, Cruz Vermelha, Bombeiros Voluntários, entre outras instituições.

Presente no encontro, o gerente de Operações e Assistência Humanitária da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Alexandre Argolo Messa Sampaio, explicou que o objetivo é implantar ou reestruturar os GRAC’s em todos os 295 municípios de Santa Catarina. “Todas as cidades, através de suas regionais, estão recebendo a visita de um grupo técnico da UDESC, contratado pela Defesa Civil Estadual, para trabalhar os planos de contingência junto aos GRAC’s municipais”, informa o gerente.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Maria Flor