Proprietários de imóveis em Navegantes devem manter terrenos limpos

09/11/2017 - 10:52h

A temporada de verão está chegando e com ela o calor, praias lotadas, muito agito e alegria. Mas é também nessa época do ano que os insetos e roedores aparecem com mais frequência para tirar o sossego e colocar em risco a nossa saúde.  

O acúmulo de lixo em terrenos baldios e o abandono desses locais contribuem diretamente para a proliferação dessas verdadeiras pragas. Nesse sentido, a Secretaria de Planejamento Urbano de Navegantes, com base no Código de Posturas e em normas públicas de Vigilância Sanitária, orienta os proprietários de terrenos no município que a administração pública não realiza limpeza e roçada em terrenos particulares, cabendo aos proprietários a retirada de entulhos e mato alto em terrenos baldios, construções e casas abandonadas.

Conforme o Edital de Notificação, é obrigatório aos proprietários providenciarem a roçada e limpeza de seus terrenos, para não apresentar perigo para a segurança e para a saúde pública de todos os munícipes, evitando com a limpeza dos terrenos a proliferação de animais peçonhentos e criadouros do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Carlos Alberto de Souza, o não cumprimento da Notificação acarretará aos proprietários a sanção de Multa, de acordo com o Código de Posturas. Ficam, ainda, os proprietários ou titulares de imóveis sujeitos à inscrição em dívida ativa.

A Secretaria da Saúde também vem se mobilizando com outras entidades e adotando medidas estratégicas para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue no município. Dentre as ações estão previstas a ampliação das áreas de monitoramento e o lançamento de campanhas educativas para intensificar a prevenção.

Já a Secretaria de Obras reforça o pedido e pede o apoio de todos para que mantenham a cidade limpa e ajudem a fiscalizar terrenos próximos as suas residências. “Uma cidade limpa é uma cidade saudável, por isso, pedimos a colaboração dos moradores e veranistas para que possamos deixar nossa cidade sempre limpa, bonita e atrativa”, enfatiza o secretário Sebastião Alves da Silva.   

Secretária de Comunicação: Maria Flor

Download das fotos em alta resolução

Aguarde