Navegantes pretende iniciar Coleta Seletiva ainda esse ano

13/11/2017 - 13:20h

Uma ótima notícia na área do saneamento básico irá contribuir para a preservação do meio ambiente. Navegantes está finalizando o processo para a implantação da Coleta Seletiva no Município. No dia 29 de novembro, haverá a abertura dos envelopes para a concorrência pública visando a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de coleta seletiva. A intenção é que o serviço inicie ainda esse ano, devido ao aumento na produção de lixo na alta temporada.

Conforme o Secretário de Saneamento Básico, Valmir César Francisco, a empresa ganhadora será responsável pelo transporte e triagem, assim como o encaminhamento para destinação final do lixo reciclável, como papel, papelão, plástico, vidro, metais e sucatas. Além do lixo reciclável, a empresa terá a obrigação, ainda, de coletar os lixos volumosos, como sofás, colchões, e lixos volumosos pós-consumo, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A exceção são os restos de materiais para construção, que continuará a funcionar da mesma forma, sendo o proprietário o responsável pela destinação final desse resíduo.

Os veículos coletores percorrerão as vias e ruas do município no modelo porta-a-porta nos dias e horários a serem amplamente divulgados, de forma que não coincidam com a coleta convencional de resíduos sólidos (rejeitos, resíduos orgânicos tais como restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, papéis engordurados, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, etc.

O primeiro ano funcionará de forma experimental, a ser executado nos bairros Centro, Gravatá, Meia Praia, São Pedro, São Domingos I, São Domingos II, Nossa Senhora das Graças, Machados e Volta Grande, que possuem as maiores quantidades de lixo. O contrato tem vigência de cinco anos, no entanto, pode ser renovado a cada 12 meses, adequando-se às necessidades locais e abrindo parceria com associações de catadores definidamente regularizadas que já executam trabalho no município. 

Conforme o secretário, a implantação da coleta seletiva é muito positiva para o município, já que irá reduzir o volume de lixo que é destinado ao aterro sanitário, gerando assim ganhos principalmente ambientais e na sustentabilidade.

Assim como Navegantes, demais municípios catarinenses já terceirizaram os serviços de coleta seletiva. “O objetivo é fomentar políticas e ações voltadas ao desvio de resíduos do aterro sanitário, e pôr em vigor o Programa Municipal de Coleta Seletiva, uma exigência de adequação para todos os municípios brasileiros”, explicou, lembrando ainda que após a contratação da empresa, será realizado todo um trabalho de divulgação da forma de funcionalidade do serviço para a população, assim como um trabalho conjunto com a Educação e FUMAN de conscientização nas escolas.

 

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde