Projeto “Perder para Ganhar” da UBS do Central divulga o vencedor

08/12/2017 - 12:17h

As motivações para os pacientes da UBS do Central que precisavam perder peso foi de uma maneira consciente, divertida e saudável. O foco do projeto “Perder para Ganhar” – é o emagrecimento, a nutrição e os exercícios físicos. O médico clínico geral, o nutricionista, a enfermeira, a fisioterapeuta e o psicólogo acompanharam e orientaram os pacientes que precisavam perder peso para ganhar saúde. E quem venceu essa competição saudável para o emagrecimento foi o casal:  Sérgio de Paulla e Ruth Lopes.

 Na  busca por mais saúde, autoestima e qualidade de vida os pacientes buscaram perder peso. O nutricionista Alexandre Ribeiro divulgou os resultados. “ Em dois meses o paciente Sérgio pesava 119 kg e a circunferência abdominal era de 129, ao seguir novo cardápio e as orientações perdeu 7 kg e reduziu a circunferência abdominal em 9 cm. Já a paciente Rute Lopes, perdeu 5 kg e a circunferência abdominal reduziu em 3 cm. Foi prescrito uma dieta individual, conforme a necessidade do paciente, afinal cada organismo tem a sua particularidade, e os participantes seguiram a dieta e emagreceram, isso foi muito satisfatório, lembrando que sair da obesidade é sair da faixa de risco,” enfatizou o nutricionista.

A ideia do “Perder para ganhar” surgiu numa avaliação geral dos pacientes da Unidade Central em que o médico Dr. Oscar Misael Ayala Pizana e a enfermeira Roberta Ricardo de Souza chegaram a conclusão que alguns deles precisam emagrecer para recuperar a saúde. A meta foi ir além das medicações e orientar o paciente a ter uma vida mais saudável e feliz.”

 “ Incentivá-los na reeducação alimentar e nas práticas de exercícios físicos – ajudaram os paciente a prevenir e também combater doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, sobrepeso e outros problemas de saúde. Participar do “Perder para Ganhar” foi uma oportunidade de mudar os hábitos com auxílio médico e tratamento nutricional, acompanhado por uma equipe multidisciplinar,” explicou o médico.

Os pacientes que participaram do Projeto relataram problemas de depressão, ansiedade, obesidade, gordura hepática, colesterol e diabetes. O vencedor Sérgio de Paulla contou que a sua saúde melhorou e sente mais leve e feliz. “ Muitas vezes pensei em desistir, mas a minha esposa Rute que também seguiu a dieta foi perseverante e me incentivou a continuar a seguir o novo cardápio, também fomos acompanhados por uma equipe de profissionais da saúde que muito nos ajudaram na mudança de hábitos. Nossos exames melhoram e nos sentimos felizes com o resultado e também com toda a atenção da Secretaria de Saúde para conosco, um atendimento humanizado faz toda a diferença,” finalizou o vencedor.

Texto: Vânia Voltolini SC01057JP

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde