Geral - Desenvolvimento Econômico e Receita

14 mil contribuintes precisam atualizar cadastro no IPTU

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, através do Setor de IPTU, informa que cerca de 14 mil contribuintes estão com o cadastro desatualizado no município e por este motivo, precisam atualizar os dados. A solicitação para atualização de cadastro iniciou em junho de 2017 para todos os contribuintes e foi divulgada por meios de comunicação e através de cartas.
Data de inclusão: 10/01/2018 16:47

Para quem não fez a atualização, os carnês continuam a ser entregues no Centro Integrado de Cultura – CIC (Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes), até o dia 31 de janeiro de 2018, das 8h às 17h30 (entrega das senhas até às 16h), sem fechar para almoço.

No local, 16 guichês de atendimento estão à disposição da população para agilizar o atendimento.

Quem não quiser se deslocar até o CIC, há a opção ainda de solicitar a segunda via do IPTU por meio do e-mail iptu@navegantes.sc.gov.br/ ou ariana.zimmermann@navegantes.sc.gov.br, anexando a fotocópia digitalizada do RG e CPF.

Através de um levantamento foi constatado que uma grande quantidade de carnês estava sendo emitida e enviada para endereços desatualizados, o que gerava despesa aos cofres públicos. A medida do recadastramento visa gerar economia.

O secretário da pasta, Antônio Carlos Carmona, explica que foram enviados pelo correio e que está chegando essa semana na casa dos contribuintes que já atualizaram cadastro, cerca de 16 mil carnês. No entanto, quase 14 mil contribuintes estão com o cadastro desatualizado e por este motivo, precisam realizar a atualização de dados no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Para quem for até o CIC, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e, em nos casos em que o imposto esteja em nome de terceiros, deverá o contribuinte trazer documento que o habilite a promover atos perante o setor de IPTU, como contrato de aluguel, compra e venda ou procuração. O carnê do IPTU será   emitido na hora.

Descontos

A Prefeitura de Navegantes lembra ainda que o pagamento do IPTU poderá ser feito com descontos à vista ou parcelado em até 10 vezes.  Conforme o Decreto 557/2017, o vencimento da parcela única do IPTU do exercício de 2018 está estabelecido em três boletos: Boleto Azul - pagamento até 31/01/2018, com desconto de 20%; Boleto amarelo - pagamento até 28/02/2018, com desconto de 15%; Boleto Verde - pagamento até 29/03/2018, com desconto de 10%.

Para o contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU em parcelas, poderá fazê-lo com os Boletos Brancos, em até 10 vezes, com pagamento da primeira parcela até a data de 29/03/2018, com vencimento nos meses subsequentes, sempre no último dia útil de cada mês, sem acréscimo de multas ou juros.

Não deixe para a última hora.

• Mais informações no Setor de IPTU, por meio do telefone 3342-9513.

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor