Agricultura disponibiliza patrulha mecanizada aos produtores rurais do município

06/02/2018 - 17:15h

A Secretaria da Agricultura e Pesca de Navegantes conta com uma patrulha mecanizada para dar suporte aos agricultores e proprietários rurais do município. Os equipamentos disponíveis são retroescaveira, escavadeira hidráulica e trator agrícola com implementos (grade aradora, rotativa, grade niveladora, subsolador). Esta semana o atendimento está acontecendo em uma propriedade rural localizada no bairro Pedreiras, onde o proprietário solicitou o trabalho de limpeza do canal de drenagem de suas terras.

O secretário da pasta, Waldelir Guarezi, o popular Badeco, explica que para ter acesso aos equipamentos, o agricultor deve possuir inscrição de produtor rural, fazer o cadastro na Secretaria de Agricultura e marcar o agendamento. Os serviços disponíveis são: preparo de solo; limpeza de valas e canais de drenagem; roçagem; adubação e correção de solo; plantio; colheita; entrada e pequenas estradas nas propriedades rurais. “Com essas máquinas, os agricultores têm a possibilidade de explorar ao máximo o que suas propriedades podem oferecer”, destaca o secretário.

Vale ressaltar, que o valor cobrado por hora/máquina é bem abaixo do praticado no mercado, o que representa uma grande economia no custo final da produção. O programa de Patrulha Agrícola Mecanizada de Navegantes está amparado pela Lei nº 3.194, de 05 de julho de 2017, estabelecendo as regras, tabela de valores e os critérios para o agricultor ter direito ao benefício. “Só para se ter uma ideia de como é vantajoso o acesso aos maquinários, a hora trabalhada da retroescavadeira da Agricultura custa ao produtor R$ 45,00, enquanto o praticado no mercado está em torno de R$ 120,00”, enfatiza Badeco.

Para obter mais informações ou marcar agendamento é só entrar em contato com a Secretaria da Agricultura de Navegantes, que fica localizada na Rua Itajaí, n° 230, bairro São Domingos ou através do telefone: 3185-2335.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Maria Flor