Navegantes está entre os municípios com tecnologia inovadora dos Beacons

07/03/2018 - 19:32h

Para facilitar o acesso aos dados de turistas e moradores da Costa Verde & Mar, mais de 80 atrativos turísticos dos 10 municípios da região passam a contar com os Beacons. Navegantes está na lista dos municípios que irá utilizar a tecnologia inovadora no setor turístico brasileiro. Os Beacons são dispositivos que se comunicam com os smartphones e tablets dos frequentadores via bluetooth, para passar todos os dados dos pontos visitados.

A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet do visitante. A medida com que a pessoa se desloca, o dispositivo envia para o smartphone e tablets as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento.

Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea, sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do App TagCity. O aplicativo também possui recurso de acessibilidade para deficientes visuais.

A instalação dos dispositivos iniciou em fevereiro e está prevista para encerrar até abril. Nos próximos meses, a tecnologia será aplicada em fase de testes para aprimoramento da ferramenta. Neste período, serão instaladas placas de Espaço Inteligente, para informação sobre a internet das coisas.

Os dispositivos foram desenvolvidos pela startup catarinense Smart Tour Brasil em parceria com o aplicativo TagCity. A utilização dos Beacons é uma iniciativa da Entidade Intermunicipal de Turismo na Costa Verde & Mar (Citmar), Sebrae SC e faz parte do projeto Destinos Inteligentes que apoia o uso da Internet das Coisas e a tecnologia para o aprimoramento dos trabalhos e atrativos locais.

Locais de instalação dos Beacons em Navegantes:

Biblioteca Pública Cruz e Sousa, Gruta Nossa Senhora de Guadalupe. Santuário Nossa Senhora de Navegantes, Galeria de Arte Elson Renato dos Santos (Jacaré), Galeria de Arte Joaquim Rodrigues, Igreja Santa Luzia, Aeroporto Internacional e Secretaria de Turismo em forma de barco;

 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde