Dia da Cãosciência é neste sábado (10)

07/03/2018 - 20:05h

O cão Pedrinho foi cruelmente abandonado no mato para morrer. Desnutrido e cego de um olho, foi resgatado e levado para os cuidados do Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar de Navegantes – DABA. Foi se recuperando aos poucos e, hoje, está totalmente saudável. Mas a história de Pedrinho ainda não teve um final totalmente feliz. Ele, juntamente com mais 16 cães, aguarda por adoção responsável no DABA. 

Nesse intuito, a Prefeitura de Navegantes e o Ministério Público de Santa Catarina uniram-se e promovem, neste sábado (10), das 09h às 17h, na Praça da Praia Central, o “Dia da Cãosciência”. O evento tem o objetivo de chamar a atenção para o abandono e maus-tratos de animais domésticos, assim como conscientizar a população sobre a posse responsável e sobre as políticas públicas de bem-estar animal.

Feira de Adoção

Durante o Dia da Cãosciência, os 17 cães recolhidos das ruas e, provisoriamente, acolhidos no DABA estarão disponíveis para adoção responsável. Antes mesmo do evento, três cães já foram adotados, devido à campanha que foi lançada na mídia e redes sociais. A expectativa é de que no sábado todos os cães tenham a mesma sorte.

Outras atividades

Além da feira de adoção, o "Dia da Cãosciência” contará com a participação da Polícia Militar, que fará uma apresentação especial, às 16h, com seus cães policiais; com a distribuição de 200 mudas de árvores nativas, obtidas por meio de compensação ambiental, pela Fundação do Meio Ambiente de Navegantes – FUMAN, exposição do Museu Oceanográfico da UNIVALI, distribuição de cartilhas educativas de proteção animal cedidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e participação da Grupo de Chorinho, Aperta o Passo, das 10h às 11h,  e do cantor Julius Marques, das 15h às 17h.  

Entrega voluntária de animais silvestres

Ainda, no evento, será possibilitada a entrega voluntária de animais silvestres. A FUMAN estará, inclusive, expondo diversas gaiolas e armadilhas para pássaro que foram apreendidas, essa semana, durante uma ação que resultou no resgate de 24 aves silvestres. A criação e comercialização de aves silvestres é crime e pode dar de seis meses a um ano de prisão, além de multas por cada pássaro apreendido. Por isso, o órgão ambiental recomenda a entrega voluntária, para que não haja crime e posterior penalidade.   

O evento é uma realização da Prefeitura de Navegantes e Ministério Público de Santa Catarina, com apoio da Secretaria da Saúde, FUMAN, Secretaria de Comunicação, Polícia Militar, Homeopatas, Luh Royo Fotografias, Pet Shop Mingau, Pet Shop Vida de Cão, Agropecuária Navemix e voluntários.

  • Programação:
  • 09h – 17h - Feira de Adoção e demais atividades fixas
  • 10h às 11h – Grupo de Choro Aperta o Passo
  • 15h às 17h – Cantor Julius Marques
  • 16h – Demonstração de cães da PM

 

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

Download das fotos em alta resolução

Aguarde