Dia da Cãosciência: 11 cães ganham uma família na Feira de Adoção

12/03/2018 - 13:28h

Dony, Roni, Pata, Bob, Celi, Wood, Pedrinho, Tita, Furado, Pompom e Tobias. Esses são os nomes dos 11 sortudos cãezinhos que foram adotados durante a campanha para o “Dia da Cãosciência”, evento realizado no último sábado (10), na Praça da Praia Central de Navegantes. O objetivo foi chamar a atenção para o abandono e maus-tratos de animais domésticos, assim como conscientizar a população sobre a posse responsável e sobre as políticas públicas de bem-estar animal.

Além da feira de adoção, o "Dia da Cãosciência” teve demonstração do trabalho dos cães da polícia militar; distribuição de 73 mudas de árvores nativas (11 ingás, 9 goiabeiras, 3 uvaias, 21 ipês, 6 guabirobas, 10 quaresmeiras, uma pitangueira, tres aroeiras, nove araçás) e demais serviços da Fundação Municipal do Meio ambiente – FUMAN, exposição do Museu Oceanográfico da UNIVALI, distribuição de cartilhas educativas de proteção animal cedidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e participação da Grupo de Chorinho Aperta o Passo e do cantor Julius Marques.

Conforme o coordenador do Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal de Navegantes – DABA, Paulo Crispim, o “Dia da Cãosciência” teve um excelente resultado e, por isso, fará parte do calendário do município. “Devido à toda campanha que foi realizada, conseguimos antes mesmo do evento que fossem adotados três cães. No dia do evento, foram mais oito animais adotados, entre eles cães deficientes, o que mostra que tivemos adoções conscientes e responsáveis”, afirmou, convidando a população a visitar no DABA os cães que não foram adotados.

DABA

Os animais que participaram da Feira de Adoção do “Dia da Cãosciência” foram resgatados das ruas e levados para tratamento no Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar de Navegantes – DABA. Lá, eles recebem cuidados veterinários, são vacinados, castrados e microchipados. Uma clínica veterinária credenciada realiza os atendimentos de emergência, como atropelamentos e envenenamentos, por exemplo.

Recebem atendimento os cães e gatos de rua e os de famílias consideradas de baixa renda, devidamente cadastradas na assistência social do município, conforme Lei Municipal 3.100/2016. Para que o animal seja atendido, o tutor cadastrado deve procurar o DABA (Av. Pref. José Juvenal Mafra, 916 - Centro, tel: 3342-4964) de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, e fora do horário comercial, nos sábados, domingos e feriados diretamente na clínica credenciada, por meio do telefone de plantão (47) (47) 9 9161-5152 (Clinical Pet).

O evento foi realizado pela Prefeitura de Navegantes e Ministério Público de Santa Catarina, com apoio da Secretaria da Saúde, FUMAN, Secretaria de Comunicação, Polícia Militar, Luh Royo Fotografias, Homeopatas, Pet Shop Mingau, Pet Shop Vida de Cão, Agropecuária Navemix e voluntários.

Confira o album completo de fotos em:

encurtador.com.br/dfTYZ

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP