Vigilância Ambiental intensifica captura de escorpião amarelo no bairro de Machados

12/03/2018 - 13:47h

Com uma lanterna de luz ultravioleta mais de 26 escorpiões foram capturados em duas noites de inspeção no bairro de Machados pela equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o diretor da Vigilância Ambiental, Eduardo Leal, o perigoso escorpião amarelo (Tityus serrulatus) procura alimento à noite e utilizam-se do ferrão venenoso para defesa. “Durante o dia o aracnídeo desaparece em esconderijos escuros e úmidos. Os escorpiões proliferam nas frestas de  pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos, forros, enfim... Gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos (principalmente de baratas),” explica.

A diretora de Vigilância de Saúde, a enfermeira Silvana Adriano Francez, informa sobre os riscos do veneno do escorpião amarelo. “O efeito da picada é rápido e pode levar rapidamente à morte. O Hospital é o único lugar que possui soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo. Em caso de picada do animal, a população deve ligar para o SAMU (192), “alerta a enfermeira.

A Vigilância Sanitária ressalta a importância de manter os ambientes limpos. Locais com acúmulo de lixo e entulho têm a presença de insetos que servem de alimento para o escorpião. “ Os escorpiões são resistentes aos venenos e permanecem longos períodos sem alimentar-se e movimentar-se, por isso, a dificuldade do combate. Sendo assim, a melhor forma de combater é por meio da captura no período noturno por profissionais da Vigilância Ambiental que foram treinados para a captura. A população pode contribuir para evitar a proliferação, mantendo as casas e quintais limpos, evitando lixo doméstico e acúmulo de entulhos,” destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que ao encontrar escorpião no quintal da sua casa, a recomendação é procurar a Vigilância Ambiental no telefone 3185 2371 ou no prédio anexo ao Posto de Saúde Central – setor responsável pela prevenção de acidentes, inspeção e capturas.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP