Mais de 81 mil pessoas são impactadas pelos Beacons nas primeiras semanas de uso da tecnologia

25/04/2018 - 12:19h

Em duas semanas de funcionamento os 10 municípios que integram a Costa Verde & Mar (SC) conseguiram impactar mais de 81 mil pessoas com os Beacons, dispositivos que se comunicam com os smartphones e tablets dos frequentadores dos pontos turísticos via bluetooth para passar os dados dos locais visitados. A novidade, recém instalada na região, é uma parceria com o SEBRAE e uma das primeiras aplicadas no setor turístico do Brasil.

“O levantamento das informações que obtemos com a tecnologia nos dá um panorama completo dos visitantes, se eles curtiram a atração, se foram conferir mais dados no site, quantas pessoas visualizaram e até se compartilharam nas redes sociais”, explica a atual presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da AMFRI, Zene Drodowski. Com este perfil, é possível pensar em ações futuras mais assertivas, para atingir o público que está interagindo. Ou ainda pensar em como chegar àqueles que ainda não seguiram adiante, apesar de já terem percebido a presença da tecnologia.

Desde o dia 16 de janeiro, 81.051 pessoas visualizaram as informações iniciais contidas nos Beacons. Os locais com mais visualizações até agora foram a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e o Museu Histórico de Itajaí que, pela proximidade, dividem o mesmo dispositivo. Foram 4.956 visualizações.  Os relatórios emitidos indicam quantidade de pessoas on-line, o número dos que participaram, quantidade de visualizações, quem acessou o conteúdo no site, os pontos turísticos favoritados e os que foram compartilhados.

A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet. À medida em que a pessoa se desloca, o dispositivo envia as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento. Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea (mensagem via push), sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do App TagCity. O aplicativo também possui recurso de acessibilidade para deficientes visuais. Os locais foram selecionados com base no Roteiro Cultural e nos principais atrativos da Costa Verde & Mar.

Municípios da Costa Verde & Mar: Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Ilhota, Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Os locais com Beacons em Navegantes são:

- Secretaria de Turismo em forma de barco

- Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder

- Igreja Santa Luzia – Machados

- Galeria de Artes Joaquim Rodrigues – Hall de entrada do paço Municipal

- Galeria de Artes Elson Renato dos Santos (Jacaré) – CIC

- Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes – Igreja Matriz

- Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe – Pedreiras

Biblioteca Pública Cruz e Sousa – CIC

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br  – (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.

Ricardo Ruas – ricardo.ruas@grupoodp.com.br – (47) 3346-3797 e 9 9995-1846.

COSTA VERDE & MAR

Entidade Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.