Município busca adequação para liberação do SISBI

08/05/2018 - 18:22h

Com o objetivo de agilizar a implantação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) no município, a Secretaria de Agricultura e Pesca de Navegantes vem promovendo a capacitação de sua equipe técnica e participando ativamente de eventos que buscam discutir a desburocratização do serviço, para que pequenos e médios produtores possam expandir seus negócios e comercializar seus produtos em todo o território nacional.   

Conforme Adriano do Prado Cordeiro, médico veterinário da Secretaria de Agricultura de Navegantes, que recentemente esteve participando de uma reunião em Brasília, no Ministério da Agricultura, foi formalizada uma solicitação, com representantes de várias regiões do país, para que o governo federal facilite o acesso ao SISBI. Outra reivindicação é que se crie leis que permitam a comercialização desses produtos entre municípios da mesma microrregião comercialização com apenas a exigência do SIM, que é o Serviço de Inspeção Municipal.

Vale ressaltar, que atualmente Navegantes oferece somente o SIM e a previsão é que até o final do ano o município já possa emitir o certificado do SISBI, que garante a autorização para comercialização do produto em todo o território nacional. “As exigências precisam ser cumpridas para que uma empresa consiga o SISBI, por isso, estamos nos adequando para que possamos estar dentro das normas necessárias, para fornecer esse serviço em nosso município”, explica o médico veterinário.

 

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

Download das fotos em alta resolução

Aguarde