Municípios recebem autorização para transformar UPA’s em Unidades Básicas de Saúde

06/06/2018 - 19:06h

Uma ótima notícia para o município de Navegantes na área da saúde. O prefeito Emílio Vieira anunciou, nessa quarta-feira (6), que o local em construção desde 2013 destinado à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no bairro Gravatá, irá abrir as portas nos próximos meses, funcionando como uma Unidade Básica de Saúde Avançada.

A decisão foi tomada depois que o prefeito de Navegantes, reivindicou, juntamente com demais prefeitos de todos o país, a flexibilização para a abertura da unidade, durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 21 e 24 de maio, no Centro Internacional de Convenção do Brasil, em Brasília.

Diante da mobilização, o presidente Michel Temer assinou decreto que altera legislação sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), oriunda de investimentos realizados pelos Entes Federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), que permitiu que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) possam atender como Unidades Básicas de Saúde (UBS), facilitando o atendimento da população e da gestão por parte dos Municípios.

O prefeito esteve nessa quarta-feira visitando a construção, acompanhado de técnicos das Secretarias de Governo e Saúde, para avaliar a situação da obra e definir a destinação do espaço.  “Com a resposta positiva do Governo Federal, iremos finalizar as obras que faltam, a parte elétrica e o acabamento interno. A nossa pretensão é colocar a unidade em funcionamento para a população ainda esse ano. A Unidade Avançada do Gravatá funcionará como uma Unidade Básica de Saúde com a diferença que terá um horário estendido de atendimento”, explicou o prefeito.

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP