Mutirão de castração atendeu animais de famílias de baixa renda

09/07/2018 - 18:08h

O Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal - DABA de Navegantes realizou, no último sábado (7) e domingo (8), um grande mutirão de castração em cães e gatos. O mutirão foi para atender os animais de famílias de baixa renda cadastrados na fila de espera – conforme acordado com a Promotoria do Meio Ambiente, durante audiência pública – assim como animais de rua e encaminhados por voluntários independentes, Grupo Mil Patinhas e Turma do Focinho Feliz.

Conforme o coordenador do DABA, Eliezer Pedrozo, ao todo, foram realizados 98 procedimentos de castração, sendo 37 em caninos fêmeas, 31 em caninos machos, 24 em felinos machos e 6 em felinos fêmeas. As castrações contaram com a colaboração voluntária dos médicos veterinários Samuel Paganelli, Laís Paganelli, Natani Timidati, Éberson Moreira, Luana Mafra, Mônica Bittencourt, Ana Paula Peters, Danyelle Martins e as técnicas e veterinárias da AIPRA, Cristina Freitas, Emileni Bento e Andréa Porto.

“Quero agradecer a todos que auxiliaram para que esse grande mutirão acontecesse, em especial aos veterinários voluntários, ao Wellinton, Ana Cecília, Jeani, Tatiana do Abrigo Ternura, Paulo Renato, Larissa, Márcia, Celso, Cynthia, José,  e Dekel Brinquedos pelo empréstimo do pula-pula”, falou o coordenador, lembrando para quem quiser castrar seu animal no DABA, o cadastramento é realizado de segunda  a sexta-feira, das 13h às 17h, sendo necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda familiar.

Feira de Adoção

Já na Feira de Adoção que aconteceu paralelamente ao mutirão, foram adotados sete cães que foram atendidos pelo DABA, sendo 5 filhotes e dois adultos. Durante o mutirão, aconteceu ainda a entrega de um veículo para o DABA, para ser utilizado no serviço de busca de animais de rua em estado de emergência.

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP