Prefeitura de Navegantes vai aderir ao Pacto da Integridade, Transparência e Participação Social da CGU

10/07/2018 - 14:01h

Navegantes está entre os 11 municípios do país a assinar o Pacto pela Transparência, Integridade e Participação Social, que está sendo desenvolvido através de parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). O pacto prevê diversas ações relacionadas à transparência e ao combate a corrupção, além de uma cultura cívica de participação da sociedade nos assuntos da administração da cidade.

A assinatura do termo de adesão acontece na próxima segunda-feira (16), às 14 horas, no auditório do Paço Municipal, ocasião onde será assinado também o termo de adesão ao Programa “Um por todos, todos por um”. Este projeto, de caráter pedagógico, desenvolvido pela CGU, utiliza os personagens da Turma da Mônica para levar valores ligados à participação social, à democracia, ao respeito à diversidade e à responsabilidade pelo bem-estar coletivo.

De acordo com o secretário de Gestão e Controle de Navegantes, Fernando Sedrez Silva, o evento vai contar com a presença de autoridades municipais do Executivo e Legislativo, além de representantes do Ministério Público, Observatório Social, Conselhos Municipais, entidades de classe, Amfri e técnicos da Controladoria Geral da União, em Florianópolis. “Navegantes vem se destacando no que diz respeito às ações voltadas para o controle interno e para nosso orgulho, é o único representante de Santa Catarina e está entre os 11 municípios de todo o Brasil convidados a participar deste programa piloto”, enfatiza o secretário.

Conforme o superintendente Regional da CGU em Santa Catarina, Marcelo Campos Silva, o Pacto pela Transparência, Integridade e Participação Social propõe a implementação de melhores práticas nacionais e internacionais para o fortalecimento da gestão, fomento à ética e prevenção à corrupção. O programa é dividido em três eixos e dentro de cada um deles existem metas e indicadores de resultados, que serão desenvolvidos ao longo dos próximos três anos. “A escolha da Prefeitura de Navegantes para essa parceria é reflexo do esforço que temos observado, por parte da administração municipal, no sentido de priorizar a implementação de uma Controladoria-geral nos moldes preconizados pela CGU”, explica o superintendente.

Um por todos, todos por um

O objetivo deste programa é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres.

O programa também oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar, em atividades de classe ou em família, os conceitos de cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima. A ação prevê disseminar, entre alunos do ensino fundamental (do primeiro ao nono ano), das escolas públicas, os temas ética e cidadania de forma permanente e com material didático específico e de qualidade.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP