Fundação Cultural divulga calendário de exposições neste mês de agosto

07/08/2018 - 13:01h

A Fundação Cultural de Navegantes informa que neste mês de agosto, as galerias de arte do município estão com novas exposições. Confira a programação:

Exposição ImaginAção

Data: De 03 a 31 de agosto

Hora: 08h às 21h45 (segunda a sexta-feira)

Local:  Galeria de Arte Elson dos Santos (CIC) - Centro

Realização: Fundação Cultural / Belíria Boni / FMC

Sobre a exposição

A série ImaginAção da artista Catarinense Belíria Boni é composta por 35 esculturas em metal, de tamanhos variados. Obras que surgem de um olhar diferenciado, educado pela vivência de uma infância em harmonia com a natureza.

Expressivas, harmônicas, simbólicas e originais, caracterizam-se pelo uso de materiais descartados, destituídos de sua utilidade original, como martelos, enxadas, picaretas, machados, tesouras, alicates, serrotes, utensílios de cozinha, entre tantos outros. Esses materiais remontados e ou justapostos em um novo contexto, transformam-se em peças escultóricas. A poesia e criatividade das peças, domam o frio duro do metal e dão poder para que a imaginação inverta a lógica ou dela se aproprie para navegar em leituras imagéticas das mais variáveis. A ação mediadora da mostra propõe também, conexão entre arte e preservação do meio ambiente.

Exposição Amorfo

Data: De 02 a 31 de agosto

Hora: 08h às 17h30 (segunda a sexta-feira)

Local:  Galeria de Arte Joaquim Rodrigues - Centro

Realização: Fundação Cultural / Jan Oliveira / FMC

Sobre a exposição

À primeira vista, as imagens da série Amorfo, remetem aos tradicionais trabalhos da arte figurativa, às litografias de um passado onde pintura, gravura, fotografia e outros processos visuais compunham um campo estético e tecnológico comum, tempo em que o domínio da ferramenta e do material não só caracterizava o artesão, mas também bastava como requisito para a legitimação do artista.

Ficamos alguns momentos com essa impressão inicial, afinal ela não é de todo equivocada: Jan M.O. do Rio de Janeiro, residente em Joinville, é um dos poucos nomes de sua geração a submeter a obra a um regime de trabalho meticuloso, a operar com precisão os elementos físicos e conceituais de sua arte e a dispor com rara habilidade tanto dos potenciais quanto das limitações do percurso poético que escolheu para si.

As obras são compostas em grafite, nanquim e spray sobre papel.

Exposição Longa Esmeralda

Data: De 03 a 31 de agosto

Hora: 08h às 18h (segunda a sexta-feira)

Local: Galeria de Arte Portonave – Centro

Realização: Fundações Culturais de Navegantes e Porto Belo / Vitória Ceron / Portonave

Sobre a exposição

Aos 20 anos de idade, a estudante de Fotografia utiliza a técnica de longa exposição para registrar a Costa Esmeralda durante o inverno. Com o obturador da câmera aberto por um tempo prolongado, ela captura mais luz e também o movimento das ondas, o que confere um efeito especial às imagens.

Vitoria mora há 18 anos em Porto Belo e, segundo ela, a ideia é mostrar para a população local a beleza da Costa Esmeralda, que muitas vezes passa despercebida na correria do dia a dia. “Assim, levando à reflexão de que o tempo passa e deixamos de aproveitar muitas coisas gratuitas ao redor de nossa casa”, completa.

Ao todo, três cidades e nove praias da região são retratadas na coletânea. As praias Grossa, da Ilhota e do Hotel Plaza representam Itapema; em Bombinhas, Vitoria fotografou a praia da Tainha, do Embrulho e Conceição. De Porto Belo, estão representadas a Praia das Vieiras, Praia do Baixio e do Araçá.

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor