Agricultura e EPAGRI viabilizam calcário para os produtores rurais de Navegantes

21/08/2018 - 18:13h

Vinte e cinco propriedades rurais de Navegantes foram beneficiadas com o programa Terra Boa – Calcário, desenvolvido pelo do Governo do Estado, através de parceria entre a Epagri e a Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Navegantes. O programa, que tem por objetivo gerar qualidade de vida no campo, evitando o êxodo rural e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar, viabiliza a distribuição gratuita de calcário aos produtores do município inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF.

De acordo com o secretário de Agricultura de Navegantes, Waldelir Guarezi (Badeco), foram beneficiados os produtores rurais de Navegantes que possuem a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e que apresentaram a Análise Recente de Solo que comprova a necessidade de calcário. “Cada propriedade rural teve direito, de forma gratuita, a 15 toneladas de calcário. O material, cerca de 375 toneladas, foi cedido pela EPAGRI e o município forneceu o caminhão para o transporte até a propriedade. No total foram mais de 500 toneladas de calcário transportadas para Navegantes, pois tem propriedades que utilizam mais de 15 toneladas e acabam comprando o restante do insumo a preço de custo”, informa.

O secretário explica, ainda, que com o uso intensivo do solo durante vários anos consecutivos, é preciso corrigir com o insumo os altos níveis de acidez e a presença do alumínio, que inibem a absorção de outros nutrientes colocados na forma de fertilizantes. “O calcário melhora as condições químicas, dando maior aproveitamento dos fertilizantes, contribuindo para o aumento da produção e, consequentemente, do aumento da renda do produtor”, ressaltou o secretário.

Mais Informações na Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone 3185-2335.

 

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

Download das fotos em alta resolução

Aguarde