Projeto busca Titulação dos Mestres da Cultura Popular de Navegantes

29/08/2018 - 18:45h

A Fundação Cultural informa que estão abertas as inscrições do Edital para Titulação dos Mestres da Cultura Popular de Navegantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro, no Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller, após o preenchimento do formulário que pode ser baixado através do endereço eletrônico www.navegantescultural.blogspot.com/ na aba Patrimônio Cultural.

A superintendente da Fundação, Luciane Bittencourt, explica que o objetivo desse Título é homenagear as pessoas que detém o conhecimento de alguma manifestação cultural. É importante destacar que a própria pessoa pode se inscrever, mas no caso de uma pessoa inscrever outra, é preciso ter uma carta de anuência, ou seja, ninguém pode ser indicado ao Título se não estiver de acordo.

Esse Edital faz parte de um programa de pesquisa e preservação das manifestações de cultura popular de Navegantes, através da Lei nº 3160/2017.

Após a Titulação, a ideia é que se faça um projeto pedagógico com a parceria da Secretaria de Educação, para que o conhecimento dessas pessoas seja transmitido nas escolas.

“Se você detém ou conhece alguém que detenha o conhecimento de alguma manifestação cultural, como por exemplo, um pescador artesanal, uma benzedeira, alguém que faça algum tipo de artesanato local ou qualquer outra atividade, essa é a oportunidade de reconhecer a importância dessas pessoas, para que essa cultura se mantenha viva em nosso município”, finaliza a superintendente.

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor