Hospital de Navegantes participa do Setembro Amarelo

11/09/2018 - 17:34h

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, administrado pelo Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), está se engajando na campanha Setembro Amarelo. A campanha é uma grande mobilização da sociedade e dos governos para prevenir a ocorrência de suicídios, um mal que ainda tira a vida de muitos brasileiros. Na próxima segunda-feira, 17 de setembro, a partir das 15h, o hospital promoverá uma roda de conversa aberta ao público, para falar sobre o assunto, com dinâmica de grupo. A condução do encontro será feita pela psicóloga Thaiany Domingues Matos. A entrada é gratuita, e toda a comunidade está convidada a comparecer ao hospital para participar.

Setembro Amarelo 

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país. O período foi escolhido porque dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Os números desse mal preocupam. A Organização Pan-Americana da Saúde alerta que o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo e é a segunda principal causa de morte entre as pessoas de 15 a 29 anos de idade.&nb sp;No Brasil, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano (quase mil pessoas por mês). 

Buscar esclarecimentos sobre as causas que levam pessoas a se suicidarem e perceber sinais de mudanças de comportamento que podem levar alguém a tirar a própria vida são ações importantes para ajudar quem está com dificuldade. Durante séculos na história da humanidade, o suicídio foi considerado um grande pecado por razões religiosas, culturais e morais. Por isso, ainda existe receio e desconforto em falar abertamente sobre o tema. A campanha prega exatamente o contrário: todos devem falar sobre o suicídio para buscar ajuda ou ajudar quem precisa.

Há uma ideia, por exemplo, que só pessoas com transtornos mentais se suicidam. Isso é errado: muitas pessoas que tiram a própria vida são levadas ao ato por um conjunto de circunstâncias pessoais momentâneas (dificuldades financeiras, brigas em família, sentimento de inferioridade, entre outros) que não são, necessariamente, problemas mentais. Também é comum o comentário de “quem fala sobre suicídio não tem a intenção de cometê-lo” e, por isso, não corre risco. É um pensamento errado: quem fala sobre suicídio é porque está enfrentando dificuldades emocionais e está, na verdade, pedindo ajuda.

FIQUE ATENTO

A depressão é um problema que, em muitos casos, pode levar as pessoas ao suicídio. É bom ficar atento aos sintomas:

·        Alteração de padrão de sono (dorme mais)

·        Alteração de padrão de apetite

·        Alteração de humor: pode ter choro frequente ou apenas demonstrar a alteração em atitudes mais impulsivas 

·        Sentimentos de desesperança, desamparo e desespero, acompanhado de pensamento negativo

·        Isolamento, tédio e ausência de prazer 

 

Algumas causas que podem levar à depressão:

·        Abuso físico e sexual na infância

·        Bullying

·        Desemprego, perda recente do emprego ou endividamento dos pais.

 

Texto: Assessoria ISEV 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde