Crianças confeccionam o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente no CRAS 2

17/09/2018 - 12:10h

PROJETO “MEU ECA”

Dinâmicas e construção coletiva foram as bases de sustentação do projeto “MEU ECA” -desenvolvido com as crianças que frequentam o CRAS 2. A pedagoga Claudia Maria Oliveira apresentou a didática adotada na explicação sobre o que é o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. No decorrer dos encontros foi apresentado os 10 Princípios Universais dos Direitos das Crianças, todos contemplados no ECA. “A cada semana um princípio foi trabalhado com diálogos reflexivos em situações vivenciadas no lar com a família e na escola com os colegas, permitindo a conscientização sobre o tema”, destacou a pedagoga.

Cada criança escolheu a cor da capa do “SEU ECA” e trabalhou na elaboração com muita criatividade. “ Alguns deles escolheram o símbolo do seu time de futebol, outros utilizaram as flores ou seu bichinho de estimação.   As crianças apropriaram-se do conteúdo desde o início, sendo assim, o nome escolhido foi “MEU ECA”.

A conclusão do projeto foi com o 10° Princípio. “ Os alunos levaram a produção para casa. Estamos com aquele sentimento de dever cumprido. A percepção de quão o projeto foi importante tomou novas proporções, trazendo a certeza de que sempre deve ser aplicado e revisado, seja com essas mesmas crianças e adolescentes, seja com outras que se integrarão aos nossos grupos”, finalizou a pedagoga.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde