“Caminhada pela Vida” acontece na tarde desta segunda-feira em Navegantes

24/09/2018 - 14:21h

Na tarde desta segunda-feira (24), será realizada a “Caminhada pela Vida, contra o suicídio” nas principais ruas do Centro de Navegantes. O evento faz parte da programação do I Encontro de Saúde Mental em Navegantes, que está abordando o tema: Suicídio na Adolescência, um recorte da realidade. A caminhada é aberta a toda comunidade, iniciando às 14h30min, com saída em frente ao Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller (CIC), no Centro. Os organizadores pedem aos participantes, que se possível, vistam camisetas amarelas.

No período da manhã, no CIC, foi realizada a abertura oficial do encontro com a presença de autoridades, profissionais da saúde, professores e alunos. Houve a apresentação do Teatro “Mais Amor Por Favor!”, encenada pelos alunos da Escola Estadual Professora Júlia Miranda de Souza e em seguida uma Mesa Redonda abordou o tema “Suicídio na adolescência: um recorte da realidade.

Conforme a Enfermeira Luciane Boza Delgado – mestre em Saúde e coordenadora do CAPS-I, este é o Iº Encontro de Saúde Mental em Navegantes, com o objetivo de promover a Campanha “Setembro Amarelo”: o mês internacional de prevenção ao suicídio. “Pretendemos com isto, alertar a população sobre este grave problema de saúde, que é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Como diz o slogan da campanha: Falar é a melhor solução, por isso reservamos esse momento especial para falar sobre o suicídio na adolescência, especialmente no que se refere à realidade de Navegantes”, enfatiza a coordenadora.

Vale ressaltar, que o evento é organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) e além das atividades que estão acontecendo nesta segunda-feira (24), no CIC, abertas ao público, a programação segue também nos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), no CAPS I, desta vez, para os profissionais da área, pacientes e seus familiares.

Caminhada de Prevenção ao Suicídio nesta terça (25) no bairro São Paulo

Já nesta terça-feira (25), às 08 horas, a Unidade de Saúde do bairro São Paulo, também fará uma Caminhada de Prevenção ao Suicídio pelas principais ruas do bairro. O evento também faz parte da Campanha Setembro Amarelo e busca chamar a atenção da comunidade sobre este problema que vem destruindo muitas famílias. O pedido é para que os participantes usem roupas amarelas.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP