Iniciada obra de dragagem que vai beneficiar mais de 100 pescadores artesanais de Navegantes

26/09/2018 - 14:51h

Pescadores artesanais de Navegantes foram conferir de perto o início das obras de dragagem que vão permitir uma melhor atracação e navegabilidade das embarcações, além do aprofundamento do canal de acesso a carrera municipal. A dragagem era uma antiga reivindicação dos pescadores e chega através de compensação pelo impacto causado a estas famílias, devido as obras de ampliação da bacia de evolução do Porto de Itajaí.

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Waldelir Guarezi, (Badeco), a obra de dragagem vinha sendo reivindicada desde o ano de 2009 e só foi possível com a união dos pescadores artesanais e o apoio da administração municipal, que mobilizou e sensibilizou políticos, órgãos governamentais e ambientais sobre a necessidade de mitigar os prejuízos causados aquelas famílias, que dependem de suas embarcações e tiram o sustento da pesca para sobreviver.

“Esta obra de dragagem vai beneficiar diretamente mais de 100 famílias que vivem da pesca. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 20 dias e com isso, os nossos pescadores artesanais terão um lugar melhor para entrar e sair com suas embarcações, sem ter que se preocuparem com a ação da maré. Outra vantagem, é que aqui os barcos e botes estão mais protegidos dos ventos, ressacas e podem ficar fundeados com mais segurança”, enfatiza o secretário.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP