Segunda etapa do Projeto Borasinká inicia nesta quarta-feira em Navegantes

01/10/2018 - 13:00h

Inicia nesta quarta-feira, 03, a segunda etapa da oficina de percussão Borasinká. As aulas vão acontecer todas quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, até o dia 21 de dezembro, na Escola de Educação Básica Professora Irene Romão, no bairro São Pedro.

O projeto, patrocinado pela Fundação Cultural através do edital Vilma Mafra de apoio à Cultura, tem como proponente Caueh Emílio Rebello.

A primeira etapa do projeto encerrou na sexta-feira, 28, e contou com a presença de Guilherme Gonçalves e Odilon Costa, dois grandes mestres da área.

 

Sobre a oficina

A Oficina de Percussão Borasinká tem como principal objetivo formar ritmistas por meio da prática de percussão, fomentando a criação de grupos percussivos para apresentação nos desfiles de blocos de rua da cidade de Navegantes e promovendo o carnaval tradicional na cidade, mitigando o uso de “som mecânico” e ritmos que descaracterizam a festividade na cidade.

O projeto acontece em duas fases, a primeira foi uma oficina de curta duração (4 aulas, com duração de 02 horas por aula) ministrada por dois dos maiores ícones das baterias das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - Guilherme Gonçalves e Odilon Costa, autores do livro “O Batuque Carioca”. O primeiro workshop teve o intuito de dar visibilidade ao projeto, introduzir o participante no contexto de uma bateria de Escola de Samba, instruí-lo sobre a função de rítmica de cada instrumento e como tocá-los.

 

Segunda etapa

A segunda fase do projeto, que inicia no dia 3 de outubro, será uma oficina de longa duração (4 meses), ministrada pelo proponente. Tem por objetivo reforçar todos os ensinamentos da primeira fase, aprofundando-se em cada instrumento - visto que a oficina da primeira fase, embora exponha todos os instrumentos, não contempla todos os desenhos rítmicos dos mesmos. A ideia é realizar ensaios para que os participantes adquiram prática, condicionamento e progridam nos instrumentos além de promover a integração entre os participantes do projeto, oportunizando a criação de grupos percussivos.

Vale destacar que ainda restam vagas para essa segunda etapa e os interessados podem ir direto na secretaria da Escola Irene Romão, ou comparecer na quarta-feira (03), às 19h30 e se inscrever na hora.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.borasinka.com.br/

 

 

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde