Escola simula eleição com alunos e trabalha a cidadania

05/10/2018 - 18:57h

Em tempos de eleições, a Escola Municipal Professora Bernardete Sedrez Silva, localizada no Centro, realizou um projeto com os alunos do Ensino Fundamental. A atividade, que trabalhou o exercício da cidadania, consistiu em intitular a escola como o país da eleição.

A professora responsável, Viviane Berckenbroch Ramos, explica que foram montadas duas chapas no período matutino e outras duas no período vespertino. Cada chapa era composta por um candidato a presidente, vice-presidente, senador, deputado e governador.

Os alunos criaram o nome do partido, a sigla e escolheram o número, não podendo coincidir com os já existentes, no país Brasil. Também formularam as propostas para o país-escola. Cada partido criou três propostas para cada tema: Infraestrutura da escola, indisciplina e bullyng, melhoria na aprendizagem e recreio.

Houve o grande comício para todo o "país" com o lançamento da campanha, onde os candidatos se apresentaram e mostraram suas propostas. Os partidos fizeram os cartazes e os santinhos para fazer a campanha.

Outros alunos foram os repórteres que entrevistaram os candidatos. A entrevista foi gravada e passada nas salas, através da lousa digital, como se assistissem a entrevista pela televisão. Também foi realizado um debate entre os candidatos.

E para finalizar o processo eleitoral, foram confeccionados identidades e títulos de eleitor da República Federativa do Bernardete, com foto, para que os alunos pudessem votar.

As eleições aconteceram nesta sexta-feira, 05, durante o dia. Votaram os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e todos os professores do ensino fundamental e direção da escola.

No dia da eleição, houve a participação de outros alunos como fiscais, mesário, secretário, etc., enfim os organizadores do processo eleitoral, devidamente identificados.  Estavam munidos de listagem de eleitores e não permitiram o voto para os alunos que esquecerem os documentos válidos para a votação.

O voto foi dado através da urna eletrônica digital desenvolvida pelo "Mundo Nativo Digital" através do software "Apertaquem 7" desta empresa, comprado para simular a urna eletrônica para as eleições da escola, o qual permitiu incluir as fotos dos alunos, os números escolhidos por eles e gerar ao final a zeresima com o resultado, indicando confiabilidade e transparência no processo eleitoral.

As chapas vencedoras foram Partido Educacional Escola Bernardete, no período matutino, e Partido Luta Contra o Bullyng, no período vespertino. As chapas terão a oportunidade de colocar em prática suas propostas, ou buscar meios para implementá-las, contando com o apoio da direção. Também irão auxiliar a direção em ações, eventos e situações do cotidiano escolar.

 

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde