Draga finaliza serviços no canal de atracação e acesso a carrera municipal

15/10/2018 - 16:53h

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Navegantes informa que foram concluídos na semana passada, os trabalhos de dragagem no canal de acesso as embarcações artesanais e o aprofundamento da rampa da carrera municipal, onde são realizadas as puxadas e consertos dos barcos pertencentes aos pescadores do município.

O secretário da pasta, Waldelir Guarezi, explica que o volume de material retirado do local foi de 20 mil metros cúbicos, conforme determinava a licença ambiental expedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). “Se dependesse da nossa vontade, nós dragaríamos não só o canal, mas toda aquela bacia. Mesmo assim, essa obra de aprofundamento do canal de acesso e da carrera é uma conquista para o município, em especial para as cerca de 100 famílias que vivem exclusivamente da pesca artesanal. Nossa intenção agora é fazer a manutenção anual deste canal e ir em busca de apoio para que seja feita uma nova dragagem, contemplando toda a área ribeirinha do bairro São Pedro”, enfatiza o secretário.

Vale destacar, que a dragagem do canal era uma antiga reivindicação dos pescadores e foi viabilizada através de compensação pelo impacto causado a estas famílias, devido as obras de ampliação da bacia de evolução do Porto de Itajaí.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP