Finados: Cinco Cemitérios de Navegantes devem receber mais de 20 mil visitantes

30/10/2018 - 13:27h

O feriado de Finados deve movimentar os cemitérios de Navegantes nesta sexta-feira-feira, dia 02 de novembro. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelos cinco cemitérios da cidade até o próximo domingo (04). São dois cemitérios administrados pelo município (Centro e Machados) e três particulares (São Domingos, ao lado do Aeroporto, Escalvados e Gravatá).

De acordo com Roberto Miguel Celezinski, gerente administrativo da Secretaria de Obras, os cemitérios municipais de Navegantes vão estar abertos em horário especial para visitação de sexta-feira (02) até domingo (04), das 07 às 20 horas, inclusive ao meio dia. Nos outros dias, o horário é das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

“No Cemitério do Centro, temos 1.465 lotes (sepulturas) e por ali devem passar em torno de cinco mil visitantes. Já no Cemitério de Machados, são aproximadamente 1.200 túmulos e o movimento deve ser próximo de 3.500 pessoas até domingo. Ainda temos três cemitérios particulares, um próximo ao Aeroporto, outro em Escalvados e mais um no bairro Gravatá, que também devem receber muita gente neste período”, informa o gerente.

Limpeza e Segurança

A Secretaria de Obras, em parceria com a Saúde e Segurança Pública, estão realizando, durante esta semana, diversas melhorias nos cemitérios municipais. Além de recolher o lixo e desobstruir a passagem entre os túmulos, a Secretaria de Obras vai disponibilizar uma caçamba de recolhimento de entulhos para que os visitantes possam descartar materiais.

A Saúde intensificou o combate à dengue, fiscalizando os vasos e possíveis locais com água parada, além de inspecionar as armadilhas instaladas para capturar as larvas do mosquito. Já a Secretaria de Segurança Pública vem realizando a revitalização da sinalização no entorno dos cemitérios, reforçando a pintura de meios fios, faixas de pedestres, vagas de estacionamento e locais de acessibilidade.

Situação dos Cemitérios de Navegantes

Cemitério Campo da Paz – Centro

A Secretaria de Obras realiza a limpeza e manutenção. Atualmente foi disponibilizado um funcionário, o Sr. Claudenir Cleto Couto, que atende a população diretamente no local, responsável por toda a administração e regularização da documentação. O cemitério tem 1.465 lotes (sepulturas). Localizado na Rua Manoel Couto Senior, s/nº, Centro, fone: 3342-7933.

Cemitério de Machados – Machados

Também tem como responsável pela limpeza e manutenção a Secretaria de Obras. Possui aproximadamente 1.200 lotes (sepulturas) e o responsável é o subprefeito Zé Loti. O telefone do Cemitério de Machados é 3342-4154.

Cemitério de Escalvados – Escalvados

O cemitério é administrado pela comunidade de Escalvados, responsáveis pela manutenção e limpeza. O telefone do Cemitério de Escalvados é 3342-4366.

Cemitério Parque Jardim dos Florais – São Domingos (próximo ao Aeroporto)

Por ser particular, tem administração e controle próprios. Fica localizado na Rua Manoel Leopoldo Rocha, 301, bairro São Domingos, fone: 3342-6504.

Cemitério Parque Metropolitano Santa Catarina - Gravatá

Concessão de serviços públicos de construção, recuperação, exploração e administração, tendo como concessionária a Funerária São Cristóvão Ltda-ME, que tem contrato de concessão válido por 15 anos, encerrando-se em 14/06/2020. Fica localizado na Rua Corretora Onélia Couto Cabral, 1191, bairro Gravatá. Telefone para contato é o 3319-8380.

Vale destacar, que em Navegantes existem duas empresas concessionárias que fazem a prestação de serviços funerários, sendo elas: a SC Funerária Ltda-ME, Contrato 235/2015 de 27/11/15, com prazo de vigência de 15 anos encerrando-se em 26/11/2030 e a Funerária Silvaguiar EIRELI-ME, Contrato 236/2015 de 27/11/15, com prazo de vigência de 15 anos encerrando-se em 26/11/2030.

Em 2016 foi nomeada uma comissão constituída pela Portaria 136, de 30/08/16, para fiscalizar e acompanhar os serviços prestados pelas funerárias concessionárias no município.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Maria Flor