Prefeitura de Navegantes inicia melhorias na infraestrutura da praia

14/11/2018 - 18:13h

A Prefeitura de Navegantes iniciou esta semana uma série de ações que tem por objetivo a recuperação da infraestrutura das praias do município para a temporada de verão. Esta semana foram retomadas as obras de reconstrução do deque da Praia de Gravatá, que havia sido totalmente destruído pelas ressacas. Além disso, as secretarias do Turismo e de Obras percorreram toda a orla e realizaram um levantamento para conserto das passarelas e rampas de acesso às praias. Outra boa notícia é que parte dos recursos federais para construção do molhe em Gravatá já foram liberados e a obra deve ser iniciada nos próximos dias.

Conforme o secretário municipal de Obras, Paulo Pereira, os trabalhos já começaram pelo Gravatá, onde está sendo preparada uma base de sustentação para receber o novo deque, que terá cerca de 500 metros de extensão. “Além disso, vamos construir 11 rampas na Praia do Gravatá, sendo cinco com acessibilidade para portadores com deficiência física. Queremos esclarecer que estas obras não foram iniciadas antes, devido ao período de fortes ressacas. Iríamos construir e o mar ia arrancar tudo novamente”, esclarece o secretário, informando, ainda, que foram liberados cerca de 100 mil reais e nos próximos dias terá início às obras de construção do molhe de Gravatá.

Já o secretário municipal de Turismo, Sérgio Schultz, informa que sobre os prejuízos provocados pelas ressacas nas passarelas de acesso à praia e postos salva-vidas, o município já está tomando providências para que os moradores, veranistas e turistas possam aproveitar a temporada de verão com mais conforto e segurança. “Percorremos toda a orla da praia e realizamos um levantamento para saber quais os locais precisam de reparos ou serem reconstruídos. A administração municipal está disponibilizando equipes e recursos para iniciar imediatamente as melhorias necessárias e nossa previsão é que até o dia 20 de dezembro estes locais vão estar em boas condições de receber nossos moradores e turistas”, enfatiza o secretário.

Adoção de passarelas

O secretário de Turismo diz, também, que o município já está trabalhando num Projeto de Lei que possibilite a “adoção de passarelas da praia” por parte de empresas ou instituições. “Este tema foi debatido durante reunião do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e foi visto com bons olhos por parte de todos os membros do conselho. A intenção é que a empresa que ‘adotar’ uma das passarelas seja responsável pela manutenção e conservação das mesmas. Vamos regulamentar este projeto e tentar botar em prática a partir do ano que vem”, informa Schultz.

Texto: Fernando C. de Souza - SC 00980 JP