1ª Semana Municipal da Transparência e Combate à Corrupção encerra com sucesso

07/12/2018 - 16:28h

A Secretaria Municipal de Gestão e Controle de Navegantes, Conselho Municipal de Transparência e Combate a Corrupção e Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União realizaram durante essa semana, nos dias 4, 5, e 6, a 1ª Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção.

A programação iniciou na terça-feira, com o serviço itinerante da Ouvidoria do Município, na praça em frente ao Ferry Boat, onde o cidadão pôde manifestar sua reclamação, denúncia ou elogio.

Durante os dias, aconteceu também o Lançamento do Plano Municipal de Integridade, iniciativa que visa promover medidas para prevenir, detectar e punir fraudes e desvios de conduta que possam impedir que o órgão de controle preste serviços de forma eficiente, eficaz e de qualidade à sociedade.

Além disso, aconteceu a apresentação do Programa Pró-Ética, uma iniciativa resultante da conjugação de esforços entre os setores público e privado para promover no município um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente;  apresentação dos resultados do Programa Um por Todos e Todos por Um, uma parceria entre CGU e Instituto Maurício de Sousa que visa disseminar nas escolas temas sobre ética e cidadania; palestras sobre a Utilização de Dados Públicos e Controle Social e Papel das Ouvidorias; entrega do “Prêmio Agentes Transformadores”, para os cidadãos  destaques que fazem boa utilização do canal da Ouvidoria; além de cursos de capacitação ministrados pela Escola Municipal de Administração Pública – EMAP.

Conforme o secretário da pasta, Fernando Sedrez Silva, o objetivo da 1ª Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção foi despertar no cidadão o senso crítico incentivando sua participação para a resolução dos problemas, de forma a contribuir com a transformação do município. “O evento foi muito positivo, agregando conhecimento não apenas para servidores, como para a comunidade em geral. Acredito que a principal meta foi alcançada, que foi promover os mecanismos de transparência e participação social”, finaliza o secretário.