SESAN orienta limpeza da caixa d’água a cada seis meses

15/01/2019 - 10:19h

A qualidade da água que sai pelas torneiras não depende apenas do processo de purificação realizado nas estações de tratamento. O armazenamento apropriado e em local higienizado também contribui de maneira significativa para a qualidade da água que consumimos. A caixa d’água é um dos lugares mais importantes da casa, pois é de lá que vem nosso consumo. Muitas residências utilizam a água proveniente desse reservatório para cozinhar alimentos, beber e tomar banho. Devido a este aspecto imprescindível, torna-se prudente prestar atenção à limpeza de caixa d’água e à frequência que isso ocorre. Vale reforçar sempre, que a limpeza garante a melhor qualidade da água.

Devido a Navegantes ser uma cidade litorânea, é preciso que os consumidores fiquem atentos com suas casas de veraneio ou locais que recebem visitantes de forma esporádica, como sítios e chácaras. Como o consumo não é muito frequente nestes imóveis, a limpeza de caixa d’água acaba sendo esquecida pelos moradores. Se a casa for, por exemplo, mais velha e a caixa d’água também, o risco de a tampa estar rachada ou até mesmo fora do lugar é grande.

Conforme o secretário da SESAN, Joab Bezerra Duarte Filho, para que a água da sua casa esteja sempre saudável para toda família é muito importante que a caixa d’água seja limpa com alguns cuidados. “A limpeza do reservatório residencial deve ser feita a cada seis meses, sendo que, a sujeira que surge após um determinado tempo, sem a limpeza, é outro agravante. Em alguns reservatórios podemos ver aquela camada de areia no fundo. Às vezes é possível perceber pela cor turva da água que sai das torneiras e até mesmo, algum gosto diferente do habitual, um pouco mais forte. Lembre-se caixa d’água limpa, saúde preservada”, enfatiza o secretário.

 

Como fazer para limpar sua caixa d'água:

- Programe o dia ideal para lavagem de sua caixa d’água;

- Esvazie a caixa d’água, fechando o registro de entrada de água e abrindo as torneiras e os chuveiros;

- Como as caixas d’água possuem saída acima de seu fundo, retire a água excedente (suja ou com resíduos sólidos) com um balde;

- Deixe um palmo de agua no fundo da caixa.

- Lave a caixa d’água esfregando bem as paredes e o fundo com um pano ou uma esponja, nunca use sabão, detergente ou outro produto. Evite utilização de escova de metal;

- Retire a água da lavagem com um balde, utilize pano seco e limpo para secar o fundo;

- Encha a caixa com água limpa;

- Adicione 1 (um) litro de água sanitária (alvejante) para cada 1000 (mil) litros de água na caixa d'água;

- Aguarde uma ou duas horas e esvazie novamente a caixa. Esta água fará a limpeza e a desinfecção dos canos;

- Não use essa mistura para outro fim, abra todas as torneiras e acione as descargas. Com isso, desinfetam-se também os canos do imóvel;

- Ao final tampe adequadamente a caixa para que não entre pequenos animais, aves ou sujeiras. Isso evita a contaminação e transmissão de doenças, abra o registro ou desamarre a boia para que a água possa ser usada normalmente. Anote ao lado de fora da caixa a data da limpeza e repita o processo a cada seis meses.

Pronto! Agora seu reservatório está limpo e livre de doenças, faça sua parte e contribua para a qualidade da água em nosso município.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde