Pode faltar água nos bairros São Vicente, Cordeiros, Cidade Nova e município de Navegantes

17/01/2019 - 09:58h

O Semasa informa que as condições para captação de água do Itajaí-mirim pioraram muito desde o fim da tarde desta quarta-feira (16.01). A turbidez do rio chegou a 2.000 unidades de turbidez (ut), quando o valor considerado ideal é de 100 ut, prejudicando sensivelmente a capacidade de tratamento. Aliado ao alto consumo no período, o problema consumiu praticamente toda capacidade de reservação da Estação de Tratamento (ETA) São Roque, superior a oito milhões de litros. Por consequência, é possível que falte água nos bairros Cordeiros, São Vicente e Cidade Nova. Se o problema ocorrer, pode afetar também Navegantes.

A alta turbidez suja os filtros da ETA, que precisam ser lavados com grande frequência, interrompendo o tratamento. A expectativa dos técnicos do Semasa é que a turbidez diminua durante a madrugada, justamente quando o consumo despenca. “Vamos tratar água durante 100% do tempo e encher os reservatórios. Acreditamos que a situação se normalize pela manhã. Agora, mais do que nunca, pedimos aos moradores que economizem para amenizar ao máximo a situação”, destaca o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva.

A possível falta de água deve afetar principalmente moradores que não possuem caixa d´água ou, se possuem, não seja do tamanho necessário para atender as necessidades da família. Além da interrupção momentânea no fornecimento, devem ocorrer episódios de baixa pressão e água turva.
*Mais informações nos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000.*

Download das fotos em alta resolução

Aguarde