Cuidados contra o mosquito da dengue devem ser reforçados no verão

17/01/2019 - 12:45h

O verão é um período que requer cuidados dobrados com o mosquito da dengue, principalmente nessa temporada, quando as temperaturas estão acima da média, provocando muito calor e, consequentemente, pancadas de chuva. Em Navegantes, a equipe da Vigilância Ambiental, responsável pelo controle de dengue, registrou, nesse início de 2019, 18 focos de dengue apenas na região central do município.

Conforme o coordenador do setor, Eduardo Leal Neto, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, gosta de água limpa e parada. É lá que ele vai depositar seus ovos. Os ovos transformam-se em larvas e, em um período de 10 dias, em novos mosquitos. Por isso, a população deve ficar atenta, para não correr o risco de virar uma epidemia de dengue na cidade.  “É muito importante que as pessoas não descuidem da limpeza de seus terrenos, mantenham piscinas devidamente higienizadas e caixas d’água tampadas, troquem com frequência a água dos potes dos animais de estimação. Outra orientação é que não coloquem vasos com água nos cemitérios, já que muitos focos são encontrados lá”, alertou o coordenador.

A Vigilância Ambiental orienta, ainda, que caso algum morador tenha suspeita de foco de dengue em sua vizinhança, que denuncie por meio do telefone 3185-2366 de segunda a sexta-feira ou no WhatsApp 9 9647-6084. 

Dicas básicas para manter o mosquito afastado: 

1. Deixe tudo tampado (ventos tiram as tampas das caixas d'águas do lugar)
2. Lembre-se de colocar areia nos vasos
3. Verifique o quintal e tenha atenção com o lixo
4. Retire a água dos pneus velhos
5. Deixe latas e garrafas bem guardadas
6. Cuide das piscinas, caixas d’águas
7. Utilize telas de proteção
8. Coloque desinfetante nos ralos
9. Atenção com potes de água dos animais e aquários
10. Use repelentes e inseticidas

 

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde