Investimentos em manutenções e entrega de nova unidade marcam o início do ano letivo em Navegantes

21/01/2019 - 10:46h

A Secretaria da Educação informa aos pais e responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Navegantes que foram iniciados, na última semana, a manutenção e reparos necessários nas sedes das unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental, para o ano letivo de 2019.

Conforme o secretário-adjunto da Educação, Rômulo César Pereira, a Secretaria de Obras está realizando a manutenção de todas as unidades. Além disso, o Município realizou uma licitação, no valor de R$ 753.719,64, para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços para manutenção e reparos dos prédios utilizados pelas unidades de ensino, com máquinas e ferramentas. A empresa deve iniciar os trabalhos nessa semana.

Ao todo, as 50 unidades escolares, sendo 18 de ensino fundamental e 32 de educação infantil, irão receber os serviços de pedreiro, marceneiro/carpinteiro, encanador/bombeiro hidráulico, servente de obras, serralheiro/soldador, eletricista, roçador/jardineiro e pintor, conforme a necessidade de cada escola ou creche.

“Estamos realizando os reparos necessários em todas as unidades escolares do Município, para quando iniciar o ano letivo, em 11 de fevereiro de 2019, as escolas e creches estejam prontas para receber os nossos alunos”, destacou o secretário.

Obras para serem entregues no início do ano letivo

A Secretaria da Educação de Navegantes está realizando, ainda, um grande investimento em construções e ampliações nas unidades escolares do município. Ao todo, nove obras estão em andamento e duas delas ficam prontas já para o início desse ano letivo.

A quadra poliesportiva da Escola Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, na Meia Praia, já está quase concluída, faltando apenas a parte da pintura e parte elétrica. O antigo campo de areia dará lugar a uma obra de 559,30 m2, que está sendo realizada com recursos próprios do município, um investimento de R$ 328.263,24. A quadra poderá ser utilizada aos finais de semana pela comunidade.

Também está sendo finalizada, para ser utilizada já para o começo desse ano letivo, a construção da sede própria do Centro Educacional Municipal Pedacinho do Céu, em Machados. A obra também está sendo realizada com recursos próprios do município, no valor de R$ 618.907,01. O novo espaço de educação infantil contará com oito salas com solar e banheiro com trocador, sala dos professores com banheiros feminino e masculino e espaço para reuniões, refeitório e cozinha. Conforme o secretário, a unidade terá capacidade para, aproximadamente, 250 crianças, do berçário em período integral ao jardim em período parcial.

Outras obras

Além das obras que serão entregues para o início das aulas, estão em andamento a construção do novo prédio do Centro Educacional Municipal Professora Leonora Schmitz, construção da creche do gravatá, ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Bruce Kay, construção do novo prédio da Escola Básica Vilna Corrêa Pretti e novo prédio do Centro de Educação Infantil José dos Passos Lemos. Também será dado início às licitações para a ampliação da Escola Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira e reforma da Escola Municipal Professora Ilka Muller de Mello.

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP